Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

25/06/2018

Descubra como definir o melhor preço da peça de roupa que a sua empresa produz

Uma das etapas mais importantes para uma confecção de moda é a definição do preço das peças de roupa que ela produz. Saber qual valor cobrar é uma questão fundamental, principalmente em um setor conhecido pela sazonalidade dos produtos e pela concorrência acirrada. Mas apesar de ser um item essencial para garantir a lucratividade da confecção de moda, nem sempre o empresário dá a devida importância à precificação de suas peças.

Por falta de tempo ou de equipe para fazer um estudo detalhado, o valor de cada produto acaba sendo fechado com base em “achismos”, prejudicando de diversas maneiras o resultado da organização. Sem uma definição de preço correta, a confecção pode perder competitividade no mercado por estar cobrando acima do que o seu cliente está disposto a pagar ou prejudicar a própria saúde financeira do negócio ao cobrar abaixo do necessário para que a empresa siga lucrando.

Quais fatores são fundamentais para definir o preço da peça de roupa?

Antes de tudo, é preciso lembrar que uma boa gestão inclui a documentação de todos os processos da empresa. Esse detalhamento permite que o empresário tenha uma visão geral do negócio, sabendo exatamente onde é possível cortar custos e em que área é preciso investir. Com esses dados em mãos e com um planejamento ancorado em indicadores, fica muito mais fácil definir o preço da peça de roupa que você produz.

Nosso e-book “Como definir o preço da peça de roupa” destaca alguns itens fundamentais que devem ser considerados nas contas de precificação. O cálculo dos custos é um dos elementos que não podem ser deixados para trás, por exemplo. Esses custos podem ser fixos, como aluguel, IPTU, equipamentos, seguros, salários etc.; ou variáveis, o que é o caso da matéria-prima, das contas de água e luz, das comissões de vendedores, entre outros.

A carga fiscal é outro fator mencionado no material como de suma importância no processo de precificação. A incidência de tributos sobre produtos e operações ligadas à venda de peças do vestuário deve ser calculada e embutida no valor final do produto.

O posicionamento estratégico da marca também vai definir como a empresa deseja apresentar aquele produto ao mercado. Nesse caso, os valores variam conforme o enfoque pretendido: se a organização quer brigar por custos, quer oferecer algo diferenciado ou atender determinado nicho.

Veja também como estabelecer a margem de lucro ideal para a sua empresa. Esse valor dependerá de pontos como os objetivos da companhia, a situação econômica do país, os preços praticados pela concorrência, além de algumas particularidades do mercado de moda, como as mudanças de estações – após as quais é desejável zerar o estoque.

Como a tecnologia ajuda as confecções a definir o preço da peça de roupa

Além dos elementos descritos acima, há outros fatores que influenciam o preço da peça de roupa. As mudanças climáticas, por exemplo. Por vezes, os invernos acabam sendo menos rigorosos do que o habitual, o que afeta diretamente a venda de roupas mais pesadas. Com menos demanda por esse tipo de produto, a empresa deve avaliar fazer promoções para aliviar o estoque.

A comercialização em áreas geográficas diferentes também deve ser levada em conta na precificação. Uma camiseta básica que custe R$ 70 pode ser vista como um bom negócio em determinada cidade e como um produto muito caro em outra. O valor cobrado pela peça pode ser modificado ainda conforme a distância entre o local da produção e o ponto de venda, já que devem ser considerados os custos com frete.

Como vimos, são muitas as variáveis que devem ser consideradas para definir o preço de uma peça de roupa. Mas com a ajuda da tecnologia é possível tornar essa tarefa menos complicada. Além de ajudar você a entender todas essas variáveis, o e-book “Como definir o preço da peça de roupa” apresenta algumas das melhores soluções do mercado que propiciam vantagens, como a possibilidade de prever, ainda na etapa de criação de um novo modelo, a viabilidade econômica dele.

Ficou interessado em entender melhor como fazer uma precificação correta? Então não deixe de baixar nosso material!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

tecidos-com-elastano-como-trabalhar-etapas-enfesto-corte-audaces

15/11/2018

Tecidos com elastano: como trabalhar com esse tecido nas etapas de enfesto e corte

Escrito por Audaces

criar-a-moda-tecnologias-industria-4.0-mudando-forma-audaces

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão mudando a forma de criar a moda no mundo

Escrito por Audaces

13/11/2018

O desenvolvimento de produtos de moda com a metodologia Audaces 360 é muito mais rápido!

Escrito por Audaces