Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

21/01/2015

Denim: especificidades – Parte I

Por Fabiano Reis
Docente das áreas Têxtil e Vestuário, Mestre em Política Científica e Tecnológica e Sócio da Carlota Reis Camisaria Feminina

O tecido denim tradicional é um tecido plano, de ligamento em sarja (construção em diagonal)¹ de algodão, produzido a partir de trama em fio cru e urdume em fio tingido com corante, sendo o índigo o mais antigo dos corantes. A partir de meados da década de 1970, o fio passou a ser submetido a diferentes técnicas de tingimento com a inserção de novos corantes e produtos químicos, assim como o tecido passou a receber misturas diferentes de fibras de origem química como, por exemplo, o poliéster e o elastano.

Estrutura do fio e tecido denim:

 

 

 

 

Fonte: Tavex interno

 

 

Fonte: Tavex interno

No caso do tecido denim, destinado à fabricação do jeans e de outros produtos de sarja, os processos de fiação e tecelagem e acabamento primário não se alteram em relação aos demais tecidos. O diferencial deste produto está no beneficiamento secundário, de coloração/tingimento com o corante índigo, que é o principal fator de caracterização do jeans.

Adicionalmente, houve a introdução de inovações no maquinário industrial, tais como filatórios mais velozes e integrados com as demais etapas, teares com sistema eletrônico que permitiram reduzir as perdas durante o processo e ampliar a gama de tecidos elaborados com diferentes tipos de fibras, além de elevar a gama de tecidos e confeccionados com diferentes tonalidades de cor e efeitos nas etapas de acabamento.

¹ Significa que ocorre um tipo de ligamento em que a evolução dos fios de trama e urdume são dispostos a formar um tecido com estrutura em diagonal.

 

Leia mais:

Denim: especificidades – Parte II

Acabamentos no jeans garantem qualidade da peça

Jeans: trajetória da peça que alcançou status de ícone da moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/02/2019

Sua História com a Audaces: Economia de 20% de tecido – Só Pimenta

Escrito por Audaces

lucratividade-colecao-aumentar-tecnologia-ajudar-audaces

20/02/2019

Quer aumentar a lucratividade da sua coleção? Veja como a tecnologia pode ajudar

Escrito por Audaces

supera-otimizacao-gerenciamento-processo-encaixe-audaces

19/02/2019

Audaces Supera: Otimização do gerenciamento do processo de encaixe

Escrito por Audaces