Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/11/2019

Custos de produção: 4 estratégias para produzir mais gastando menos

A concorrência na indústria da moda é muito acirrada. São diversas empresas, de todos os portes e nichos, espalhadas pelo Brasil. Assim, uma das grandes questões enfrentadas nesse segmento diz respeito a como se destacar nesse cenário e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção. A primeira resposta está relacionada à entrega de um produto de qualidade e com algum diferencial. Investir na equipe e em processos de criação é um dos caminhos para isso.

Já para diminuir os custos de produção há algumas estratégias que podem ser usadas para fabricar a mesma peça com menos material e recursos. Todo esse processo exige análise, dedicação e mudança nas rotinas de trabalho, mas o resultado desse esforço será uma empresa mais competitiva no mercado e com maiores chances de crescer. Se você está em busca de produzir mais gastando menos, confira algumas estratégias que poderão ajudar sua empresa a atingir esse objetivo.

Qual a importância de reduzir os custos de produção?

Hoje uma das principais preocupações das indústrias, independentemente do segmento, é descobrir como produzir mais com menos. Economizar nos custos de produção nas suas diferentes etapas pode significar um lucro maior no fim do mês, podendo servir para contratar mais pessoas, fabricar mais peças e investir mais em tecnologia e na planta da fábrica.

Ou seja, ao diminuir o que se gasta com materiais, como tecidos, e o tempo para confeccionar cada peça, sobram recursos para investir em outras áreas prioritárias e estratégicas da indústria da moda.

Todavia, esse caminho exige adaptações importantes em uma confecção. Por exemplo: às vezes se economizam alguns centímetros de tecido ao otimizar o processo de encaixe de peças e torná-lo mais eficiente. Porém, esses centímetros em um processo de encaixe e corte se tornam metros ao longo do mês, após a confecção de milhares de peças.

Com esse exemplo, portanto, você pode ver como pequenas economias no processo de produção de moda podem representar o salto que sua empresa precisa em termos de crescimento.

4 estratégias para diminuir os custos de produção na moda

A seguir, confira algumas estratégias que podem ajudar a reduzir os gastos na hora de fabricar as peças da sua empresa, contribuindo para otimizar sua produção.

1. Mapeie onde estão seus “gaps”

O primeiro passo para reduzir os custos de produção é identificar onde estão os principais gaps e desperdícios de materiais na sua empresa. Analise os processos e etapas e identifique em quais peças se gasta mais tecido e material, quanto tempo a equipe de criação leva para desenvolver uma nova coleção e quais itens têm maior saída e melhor custo-benefício.

Essa análise aprofundada é fundamental para desenvolver estratégias específicas para a sua empresa e para identificar os pontos de melhoria nos seus processos.

2. Invista em tecnologia

Um dos caminhos mais importantes para reduzir os custos de produção é investir em tecnologia. Esse é o grande diferencial das empresas que conseguem fabricar em escala e gastando menos. Com alguns cliques no computador, por exemplo, é possível diminuir os gastos em todas as etapas da sua produção.

Ao investir na multissolução Audaces 360, a mais completa solução de sistemas integrados para a produção de moda, os resultados para sua empresa serão imediatos. Afinal, assinando esse produto, sua empresa passará a utilizar sistemas que facilitam o processo e diminuem os custos em cada etapa da produção de moda.

A plataforma Audaces 360 engloba sistemas para a criação de peças e modelagem, evitando o retrabalho e erros na produção. Isso porque é possível desenhar as peças em um sistema 4D, que dá as dimensões exatas e mostra como a peça irá ficar depois de pronta — inclusive com caimento e detalhes.

Com essa solução, não é necessário fazer uma peça-piloto para ajustar o modelo ou fazer melhorias. Também é possível calcular os desvios-padrão de alguns tecidos antes que eles entrem na linha de produção. Tudo isso diminui o tempo e os gastos para confecção de um modelo e os materiais utilizados em testes e com erros de produção.

Com o sistema Audaces Digiflash, sua empresa poderá digitalizar os moldes que estão no papel para o computador em poucos minutos. Isso possibilita armazenar o acervo com segurança e agilizar o processo de criação de novas peças.

Na etapa de desenvolvimento do produto, a multissolução Audaces 360 pode ajudar na otimização do encaixe de peças, feita de forma muito mais eficiente e ágil com a tecnologia do que no processo manual.

Com o sistema que criamos, sua empresa pode gerenciar e processar filas de encaixe enviadas por um ou mais computadores, além de proporcionar o corte de tecidos automatizado, inteligente e personalizado.

3. Planejamento e controle

Antes de fabricar um novo modelo, é essencial verificar se ele é viável financeiramente, se está dentro dos limites estabelecidos pela empresa e também fazer um bom planejamento para a produção e o lançamento dessa nova peça. Para realizar tudo isso, não é necessário mais fazer contas em uma tabela ou criar uma peça-piloto, como era feito antes.

Com a solução Audaces Idea, sistema que faz parte da multissolução Audaces 360, é possível automatizar a ficha técnica e visualizar o pré-custo do novo modelo. Assim, com a ajuda desse sistema, ao preencher a ficha técnica da nova peça de roupa se torna fácil e simples alterar alguma matéria-prima ou detalhe para tornar a produção mais em conta e aliada aos objetivos da empresa.

Nesse momento também é importante definir as datas e prazos para cada etapa do processo de fabricação, desde a criação até o envio do produto final para os consumidores. Com esse planejamento, será possível programar quando uma coleção estará completamente pronta para negociar sua venda e transporte, além de saber quanto tempo cada profissional leva em cada processo.

Com a multissolução Audaces 360, todo esse controle e planejamento fica mais fácil, já que os dados são disponibilizados de forma automática e em tempo real. Assim, é possível visualizar todas as etapas da produção de moda no sistema e atuar rapidamente para resolver qualquer problema e/ou desvio, evitando desperdício e garantindo economia e eficiência na gestão da sua empresa e no controle dos custos de produção.

4. Equipe qualificada

Ter uma equipe alinhada com os propósitos da empresa também é parte fundamental desse processo de busca por eficiência e pelo controle dos custos de produção. Cada profissional pode propor soluções e melhorias para a etapa de produção em que atua, já que conhece bem os processos e sabe como funciona no dia a dia a confecção de um modelo.

Além disso, será fundamental para a sua empresa que os seus profissionais participem da definição de novas rotinas e contribuam com sugestões. Outro ponto importante será treinar a equipe para que ela aproveite ao máximo todas as funcionalidades e ferramentas dos sistemas computadorizados disponíveis.

Os programas que fazem parte da multissolução Audaces 360 são intuitivos e de fácil manuseio. Porém, ter um treinamento adequado sobre a plataforma ajuda na otimização e no ganho de agilidade de todo o processo, auxiliando suas equipes a tirarem o melhor proveito das ferramentas específicas desenvolvidas para todas as situações que envolvem a criação, o desenvolvimento e a produção de moda.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. E se você se interessou pela multissolução Audaces 360, clique aqui ou na imagem abaixo para receber o contato de um dos nossos consultores. Você verá como podemos contribuir para sua empresa tornar-se ainda mais competitiva, eficiente e eficaz na busca da redução de custos de produção e do aumento da produtividade.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

04/12/2019

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

digitalizacao-de-moldes-de-roupas-conheca-tecnologias-audaces

28/11/2019

Conheça tecnologias para a digitalização de moldes de roupas

Escrito por Audaces

26/11/2019

Cronograma de coleção de moda matador: por onde começar?

Escrito por Audaces