Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/11/2019

Cronograma de coleção de moda matador: por onde começar?

O lançamento de novos produtos de vestuário no mercado envolve sempre muito planejamento. Nesse sentido, a criação de um cronograma de coleção de moda é indispensável para que uma empresa possa se organizar e desempenhar todas as ações necessárias em termos de criação, orçamento, compra de materiais e produção antes de colocar as peças à venda.

Essa preparação também é fundamental para alinhar propostas estéticas e objetivos comerciais do seu negócio sem que nenhum desses fatores saia prejudicado. Um sólido cronograma é importante para a indústria da moda na medida em que a auxilia na conversão de tendências abstratas de confecção em linhas de produção sequencial. Deseja aperfeiçoar a sua metodologia envolvendo seu cronograma de coleção de moda? Então confira algumas dicas neste conteúdo.

Fatores que influenciam no calendário e no cronograma de coleção de moda

Um cronograma de coleção de moda ideal permite reunir elementos culturais, relativos às temporadas e datas especiais e transformá-los, dentro de um processo com duração determinada, em mercadorias.

Sem esse planejamento, uma empresa tem grandes chances de não prever sua rentabilidade e atrasar seus lançamentos, saindo atrás da concorrência. Outro risco é a marca depender de procedimentos tumultuados que geram retrabalho e desperdício com impacto no custo final da produção e, consequentemente, na lucratividade do negócio.

Para ajudá-lo nesse processo, vamos começar apresentando alguns princípios norteadores no estabelecimento de um cronograma de coleção de moda.

Esses fatores externos praticamente obrigam as fabricantes a se adequarem a prazos de entregas de peças que devem ser respeitados para atender demandas tradicionais do público e suas expectativas por novos lançamentos – cada vez mais frequentes.

Algumas tendências do mercado para a definição do cronograma de coleção de moda

No entanto, mesmo pressionada pelo calendário externo, uma marca de moda tem margem de manobra para inovar e sair do óbvio. Cada vez mais os consumidores pedem por isso. Conceitos como fast fashion e, mais recentemente, o ultrafashion abrem novos nichos de mercado ao mesmo tempo em que surpreendem e atendem anseios mais imediatos do consumidor.

Lançamentos pontuais de coleções cápsula também cumprem o propósito de complementar as linhas de estação, antecipar tendências e reforçar o relacionamento com os clientes da marca.

No entanto, mesmo trabalhando com essas estratégias pontuais, uma empresa precisa contar com um cronograma de coleção de moda. Esse é um elemento vital para que seja possível aproveitar as oportunidades do mercado e não atrapalhar a produção e as vendas das coleções principais da marca.

Independentemente de um lançamento acompanhar o modelo clássico das estações do ano ou ser mais pontual e disruptivo, o conhecimento das principais tendências do universo fashion será imprescindível para que sua empresa acerte no gosto e no momento de compra do seu público-alvo.

Estar antenado às transformações comportamentais, aos valores e hábitos de consumo dos seus clientes possibilitará à sua empresa a criação de um cronograma de coleção de moda mais sintonizado com os consumidores da sua marca.

Na busca por esses insights e informações valiosas, vale estar atento aos principais eventos e feiras do seu nicho de atuação – onde esse tipo de informação costuma circular com mais força – e trazê-los para dentro do cronograma interno da sua empresa.

Passo a passo para estruturar um cronograma de coleção de moda

Após compreender como os aspectos externos influenciam o ciclo de moda da sua empresa, você terá melhores condições de estabelecer o próprio cronograma e, assim, atender às demandas do mercado. Também ficará mais simples aproveitar oportunidades que surjam durante o ano envolvendo os consumidores da sua marca.

No seu cronograma de coleção de moda será importante estimar os seguintes fatores:

  1. Tempo de aquisição de insumos e tecnologias necessários para a produção das peças;
  2. Duração das atividades produtivas (desde a criação até a fabricação das peças);
  3. Tempo e orçamento para a concepção e a efetivação das estratégias comerciais e de divulgação dos produtos.

Uma reunião de planejamento é, geralmente, o primeiro passo de qualquer projeto. Nela são esclarecidos os objetivos da empresa, o volume de fabricação das peças, o capital de giro disponível, a perspectiva de faturamento e os meios para fabricar os produtos e disponibilizá-los no mercado.

Uma dica para essa fase do cronograma de coleção de moda é discutir as experiências de coleções anteriores – tendo em vista que a moda funciona em ciclos – para entender melhor o que pode ser aperfeiçoado, substituído ou mantido.

Depois da reunião de planejamento, a sua empresa pode criar o cronograma da coleção de moda seguindo estes outros passos:

1. Listar todas as etapas e atividades

Elencar todas as ações necessárias para fabricação e comercialização dos produtos, incluindo as fases iniciais de levantamento de tendências, criação e design, aquisição de materiais, aviamentos, estampas, etc., seguindo para a modelagem, produção, plotagem, etiquetagem, distribuição e divulgação.

2. Projetar o tempo de cada etapa e atividade

Com todas as atividades listadas, o passo seguinte será estimar o tempo necessário para a realização de cada uma delas. Nesta etapa é importante que a empresa analise o desempenho dos processos de coleções anteriores e que cada uma das equipes envolvidas informe a quantidade prevista de dias para executar suas tarefas. Aqui uma boa comunicação é a chave do sucesso!

3. Estabelecer um cronograma estruturado

Por fim, distribua as tarefas e seu tempo de execução em uma plataforma de fácil leitura e modificação, uma vez que é recorrente a necessidade de rever prazos. Nessa fase, dê preferência para um sistema que ofereça uma visão panorâmica e integrada de todos os processos e a situação atual de cada um deles – isso facilitará seu trabalho de gestão.

Vale ressaltar que nem sempre uma atividade precisa ser concluída para que a próxima inicie. A criação das peças e a sua modelagem, por exemplo, podem ocorrer concomitantemente.

Tecnologias que podem auxiliar no cumprimento do cronograma de coleção de moda

Referência no mercado da indústria da moda, a Audaces oferta inúmeras ferramentas que aceleram os processos de produção, trazendo sistemas que facilitam a circulação de informações e a integração entre equipes – situações que favorecem um cronograma de coleção de moda viável e seu cumprimento nos prazos estabelecidos.

Com a multissolução Audaces 360, sua empresa pode fazer planejamentos sistemáticos, com uma visão panorâmica e integrada que inclui todas as etapas da cadeia produtiva de moda.

Entre os sistemas que integram essa multissolução estão o Audaces 4D e o Audaces Idea. Utilizando essas soluções, sua empresa poderá criar peças diretamente no computador, exportar fichas técnicas e obter o pré-custo de produção ainda durante a criação das coleções.

Já com os sistemas Audaces Moldes e Audaces Encaixe, sua empresa poderá fazer a modelagem a partir de bases existentes ou criar novas bases para, em seguida, realizar o encaixe automático dos moldes de modo a melhor aproveitar tecidos e materiais.

Tais ferramentas permitem um desempenho mais veloz e seguro de todas as etapas de produção já previstas no cronograma de coleção de moda estabelecido anteriormente.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. Se você se interessou por conhecer de perto todas as funcionalidades da multissolução Audaces 360, clique aqui para receber o contato de um dos nossos consultores!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces