Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/04/2014

Criação de estampas com Stencil

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

 

Uma maneira rápida e fácil de desenvolver uma estampa de forma manual é a utilização do stencil. Essa é uma técnica usada para aplicar uma ilustração ou desenho em algum substrato têxtil. O desenho pode ser feito em papel ou acetato. O acetato é bem melhor, pois é mais resistente e não deixa a tinta vazar para o tecido.

E como fazer? Primeiro se escolhe um desenho, pode ser impresso ou feito a mão. Depois se coloca o acetato ou papel em cima no desenho e se corta as partes que serão vazadas (usar estilete). Depois, posiciona-se o stencil em cima do tecido e basta escolher a maneira que vai ser estampado. Podemos usar spray, pincel, esponja e borrifador, depende do efeito desejado.

O bacana é fazer testes antes, pois é possível montar diferentes estampas com stencil a partir de um desenho. Além de criar padrões e depois criar peças novas, também pode-se customizar peças, ornamentar artigos de decoração e paredes.

Existem pronto no mercado vários modelos de stencil, que são super úteis, como o do exemplo 1. O mais legal é a possibilidade de criar o seu próprio desenho e suas estampas personalizadas.
 

Estampa com stencil/ Fonte: Site O artesanato

 

Neste exemplo podemos verificar as etapas de criação de uma estampa. A imagem “A” nos mostra o stencil (comprado pronto, no mesmo acetato temos vários desenhos diferentes). Na imagem “B” a tinta está sendo aplicada com uma esponja. Na “C” a gente já consegue notar a concha que foi feita. Na imagem “D” é usado outro desenho e o pincel, pois a imagem tem mais detalhes e o pincel é a melhor opção.

 

 

 

 

 

Estampas com stencil feitas a partir de pintura com esponja e pincel/Fonte: Site O artesanato

No primeiro desenho, a estampa com stencil está pronta, com imagens diferentes e desenvolvida a partir do uso de duas técnicas para transferir a tinta para o tecido: esponja e pincel. O uso de cores é livre, o que torna o trabalho mais interessante. Só necessário cuidar para que desenho esteja bem seco para que se possa fazer os outros.

Esta é uma ótima maneira de desenvolver trabalhos manuais e usar a criatividade para o desenvolvimento de estampas diferentes. Brincar, experimentar e estimular a criatividade.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces