Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/10/2013

Consumidor gaúcho: estudo desvenda perfil deste público

O artigo O consumidor de moda no Rio Grande do Sul: características e percepções, baseado em pesquisas histórica e de campo, traz informações relevantes sobre os hábitos do consumidor gaúcho e tenta mostrar que este público é diferente do consumidor de São Paulo quando se fala em moda.

Entender e conhecer o consumidor é o primeiro passo para traçar estratégias de publicidade e venda de produtos. Este fator tão importante, muitas vezes, esbarra na falta de pesquisas sobre um público específico. Em um país como o Brasil, em que existe uma miscigenação cultural grande, vale destacar que pouco se conhece sobre o consumidor de cada um dos estados.

Vestimenta tradicional e breve história
O primeiro ponto para compreender o consumidor gaúcho é conhecer e compreender alguns aspectos sobre sua cultura. Não tem como falar sobre este público e não abordar a questão das tradições e, principalmente, em se tratando de moda, da vestimenta.

 

Traje típico gaúcho/ Reprodução

No passado, o gaúcho adotou a bombacha como roupa por possibilitar o conforto na lida diária com o gado e cavalo e, com o passar dos anos, a peça se tornou característica marcante deste povo, transformando-se em traje típico. O artigo destaca que a vestimenta tradicional foi usada durante muito tempo, o que torna os gaúchos imunes à moda.

A história gaúcha também mostra que no passado as mulheres do estado se vestiam nos moldes da moda europeia. A partir da metade do século XX, ao se consolidar o tradicionalismo gaúcho, surgiu a moda criada para os rio grandenses. A moda local, influenciada pelo tradicionalismo e pelo estilo vindo da Europa, ganha características conservadora e tradicional.

Perfil do consumidor gaúcho
De acordo com os dados obtidos por meio de questionário realizado com profissionais de moda que conhecem o mercado gaúcho e o paulista, os pesquisadores identificaram, com base nas respostas obtidas, que o consumidor de moda gaúcho é diferente do paulista e opta por um estilo clássico, conservador e tem dificuldade em absorver as novidades impostas pela moda. Também seguem tendências atemporais devido ao fato de não possuírem como hábito a compra de um produto pelo fato de outras pessoas estarem comprando.

 

 

 

 

Reprodução

 

Fonte
Artigo O consumidor de moda no rio grande do sul: características e 
percepções

 

Leia mais:

Semiótica Peirceana no Varejo de Moda

Comportamento do consumidor: por que entender?

CONSUMIDOR DE MODA

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces