Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

02/03/2015

CONSUMIDOR DE MODA

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

 

Para criar produtos hoje em dia devemos estar cada vez mais atentos ao consumidor. É ele quem nos guia neste processo. Alguns autores que estudam o assunto já o chamam de consumidor autor, ou seja é ele que decide e ajuda na criação de produtos. No mercado da moda isso é muito comum, já que queremos novidades a todo o momento. A sociedade mudou, a cultura, a economia e as pessoas também.

Não queremos qualquer produto, buscamos produtos que nos satisfaçam plenamente. Procuramos produtos que nos identifiquem com nosso grupo e que ao mesmo tempo nos tornem diferentes dos outros, assim nos sentimos inseridos no grupo que mais nos identificamos.

Mas isso não foi sempre assim. O estudo do comportamento do consumidor surgiu na década de 1960, a partir de conceitos de outras áreas científicas, como a psicologia, para o estudo do indivíduo, a sociologia, para o estudo dos grupos sociais e a antropologia, para entender a influência que a sociedade exerce sobre o indivíduo, e claro, da economia que auxilia nas definições mais estratégicas das marcas.

Este estudo é essencial no desenvolvimento de praticamente todos os produtos e serviços sendo particularmente essencial para os produtos de moda. Por isto as empresas procuram entender seu consumidor-alvo, para assim, criar produtos que realmente satisfaçam as suas necessidades.

O atual contexto sócio-histórico, já qualificado por muitos como pós-moderno, caracteriza-se por uma reestruturação na organização da atividade econômica e cultural. Entre outros aspectos, nota-se uma passagem do consumo de massa para uma cultura do consumo marcada pela existência de diversos estilos de vida que refletem a explosão de micro identidades. Essa mudança direciona as empresas a pensarem outras estratégias de segmentação de mercado.

Portanto as empresas devem estar atentas a essas micro identidades e procurar acompanhar as mudanças que se registam este novo consumidor. Então, pesquisar para conhecer os consumidores é parte dos esforços para solucionar problemas de vendas, marcas e empresas, pois saber entender o consumidor-alvo pode significar a diferença entre sucesso e fracasso de produtos e serviços. Estar atento a todos os sinais emitidos pelos consumidores, pode auxiliar as empresas a não falhar, ou a não direcionar seu produto e principalmente sua comunicação, ao consumidor-alvo errado.

Esse estudo do consumidor procura identificar os comportamentos de compra, de uso e substituição de artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

Portanto, para identificar e satisfazer as necessidades e desejos do consumidor é necessário compreender duas variáveis de fundamental importância neste processo, o consumidor e o seu comportamento. Compreender o consumidor permite à empresa identificar qual o produto seu cliente está procurando para satisfazer um desejo pessoal; por sua vez, compreender seu comportamento é vital para criação de novos produtos. Existem alguns fatores para a análise do comportamento de consumo que são de cunho, cultural, social e psicológicos que irei abordar com mais detalhes no próximo post sobre comportamento do consumo de moda.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces