Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

28/11/2019

Conheça tecnologias para a digitalização de moldes de roupas

Na indústria da moda existem diversos métodos para a realização da modelagem na etapa de desenvolvimento de novas coleções. Muitos estudantes, profissionais e empresas ainda trabalham com o método manual, mas o avanço das tecnologias e as novas exigências do mercado consumidor levam cada vez mais negócios da moda a investir nos meios de digitalização de moldes de roupas e no desenvolvimento da modelagem diretamente no computador.

Essa tendência crescente se explica pelo fato de que a modelagem computadorizada implica em várias vantagens com relação ao aproveitamento do tempo e de materiais, além de proporcionar maior precisão e segurança a todo o processo produtivo de moda. A migração do método manual para o digital é menos complicada do que se imagina. A sua empresa está pensando em fazer essa migração? Então siga lendo este conteúdo!

Vantagens de trabalhar com a digitalização de moldes de roupas

Se um modelista ou marca de moda já possui um acervo importante de moldes desenvolvidos em papel e pretende converter esses materiais em arquivos de computador, basta empregar a solução certa para isso.

Hoje já existem sistemas e equipamentos que facilitam a digitalização de moldes de roupas. Utilizando a tecnologia a favor da sua empresa, você poderá captar, com o uso de máquina fotográfica ou do celular, os pontos, contornos e marcações de um molde físico e transferi-los para um sistema de trabalho baseado em CAD.

A digitalização de moldes de roupas desenvolvidos anteriormente confere várias vantagens para uma confecção. Para começar, permite aos empreendimentos em fase de transição do método manual de criação e produção para o método digital a possibilidade de usufruir dessas duas realidades e acelerar processos.

Ao mesmo tempo que essas empresas podem aproveitar todos os projetos desenvolvidos anteriormente com modelagem tradicional, elas também se servem de novos recursos que conferem agilidade e precisão ao trabalho após as bases terem sido digitalizadas.

A tecnologia traz ainda muitos outros benefícios para o dia a dia produtivo de uma empresa da moda. A automação, por exemplo, permite que os moldes sejam graduados rapidamente, com poucos cliques e de acordo com uma escala de tamanhos predefinida, sem necessidade de cálculos manuais para fazer o redimensionamento.

Há também uma redução significativa do tempo de trabalho, já que moldes de projetos anteriores podem ser reutilizados como bases para novos produtos e coleções sem que seja preciso modelar o material desde o início.

A digitalização otimiza e reduz custos da sua empresa com matéria-prima, já que é menos suscetível a erros quando comparada aos métodos tradicionais de produção.

Além de diminuir a incidência de retrabalho, a automação reduz o desperdício, o que impacta diretamente na qualidade e no preço final do produto, na margem de lucro, na sustentabilidade e, por consequência, na imagem da sua marca no mercado.

Confira outras vantagens da digitalização de moldes de roupas e de implantar tecnologias na sua empresa:

  • Facilidade na aplicação de margens e piques;
  • Cálculo automático sobre alterações do tecido em função do encolhimento;
  • Encaixes automáticos e visualização do aproveitamento do tecido;
  • Simplicidade na alteração dos moldes, aumentando a economia de tempo;
  • Melhor comunicação entre designers, estilistas e modelistas;
  • Precisão milimétrica na modelagem.

Principais tecnologias utilizadas na digitalização de moldes de roupas

Condições como o acirramento da competitividade e a demanda por produtos que aliem qualidade e preço exigem que a indústria têxtil e de confecção invista em tecnologias que tragam para as marcas saltos de produtividade e maior eficiência.

A digitalização de moldes de roupas é uma maneira de acelerar processos dentro da sua empresa, bem como de aumentar a assertividade e a segurança da sua produção.

Para transformar seus moldes físicos em digitais, as mesas ou quadros de digitalização conjugados com sistemas inteligentes que funcionam com base em fotografias são o caminho mais prático e que trará agilidade para sua produção.

Com o sistema Audaces Digiflash, por exemplo, que faz parte da multissolução Audaces 360, basta posicionar o material de papel junto com os marcadores sobre um aparelho e, com apenas um clique na câmera fotográfica ou celular, o conteúdo será digitalizado com grande precisão. A captação detecta pontos, curvaturas, ângulos e piques de cada molde.

Para digitalizar os moldes físicos, você pode fixá-los no quadro com ímãs Audaces Digiflash e seguir instruções básicas de distância entre as peças e a borda, além de atender alguns requerimentos para evitar sombra na fotografia.

Para detectar marcações como piques, por exemplo, usam-se marcadores internos. A resolução mínima da foto deve ser de cinco megapixels e o flash do dispositivo precisa estar acionado.

Outra solução para a digitalização de moldes de roupas é o aparelho Audaces Digiflash XT, composto de uma mesa digitalizadora e de uma câmera fotográfica de alta resolução e com lente especial que facilita esse processo. A versão Digiflash XT necessita do sistema Digiflash, uma das soluções que fazem parte do Audaces 360.

Todas essas versões das soluções Audaces para a digitalização de moldes de roupas se configuram como ferramentas intuitivas, fáceis de usar e que não exigem que o usuário seja um operador especializado.

Com o equipamento Digiflash XT, por exemplo, uma empresa de moda consegue digitalizar todo seu acervo físico com muito mais velocidade e precisão.

Elementos como o sentido do fio e os piques (internos e no contorno) são detectados automaticamente. O aparelho também tem uma ferramenta inovadora para digitalizar moldes grandes, como os utilizados nos modelos de vestidos de festa ou no desenvolvimento de estofados.

Após ter realizado o processo de digitalização, o seu colaborador poderá descarregar a foto da câmera para o computador. A partir desse ponto, o modelista terá em mãos um arquivo onde poderá trabalhar novas bases sem perder o modelo original em um sistema CAD como o Audaces Moldes.

Em outras palavras, o modelista poderá manusear e alterar livremente as peças pelo cursor do mouse com auxílio de diversas ferramentas criativas e flexíveis exclusivas da multissolução Audaces 360.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. E se você se interessou por migrar do processo tradicional de produção para metodologias mais modernas e que trarão grandes benefícios para sua empresa, clique aqui para receber o contato de um dos nossos consultores!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

08/03/2020

Feliz 8 de Março dia internacional da mulher

Escrito por Audaces

Akihito-Hira-Audaces-Academy2

04/03/2020

Audaces Academy estreia com webinário gratuito

Escrito por Audaces

tendencias-moda-2020-audaces-academy

28/02/2020

Tendências de moda para 2020

Escrito por Audaces