Conheça os diferenciais das confecções que utilizam um sistema de modelagem

Estar entre as empresas de moda de maior destaque no cenário nacional não é uma tarefa fácil, mas é possível. Para isso, é necessário contar com profissionais capacitados e investir em tecnologias que possibilitem aumentar a produtividade, garantir a qualidade do produto final e reduzir custos. Ao conseguir conquistar esse tripé de benefícios, as confecções se tornam mais competitivas e sustentáveis.

Uma das tecnologias que impacta significativamente na produtividade, na qualidade das peças e no bolso da empresa é a de um sistema de modelagem. Ao contar com um software nessa etapa do ciclo de produção, o modelista consegue reduzir consideravelmente o tempo de desenvolvimento de um modelo.

Assim, o processo de desenvolvimento de moldes passa a ser mais dinâmico, a partir de uma resposta mais ágil da modelagem e melhor qualidade da gradação dos moldes, além da possibilidade de reaproveitamento de um mesmo molde como base para desenvolver outros modelos.

Para te ajudar a verificar quais os impactos de um sistema de modelagem no dia a dia de uma confecção, preparamos o infográfico exclusivo “Sistema de Modelagem: as principais vantagens de implementar essa tecnologia na sua confecção”, que mostra as principais vantagens e diferenciais ao contar com essa tecnologia.

Nesse material você verá como essa tecnologia impacta significativamente na etapa de encaixe dos moldes, reduzindo o desperdício de matéria prima, e poderá entender melhor o impacto de um sistema de modelagem em três níveis: modelista, negócio e produtividade.

Os principais desafios para o profissional da modelagem

O profissional da modelagem precisa ter uma visão ampla, conhecer todas as técnicas da modelagem tradicional e expandir seus conhecimentos sobre o software. “O profissional precisa sair da ‘monocultura’, não trabalhar em uma coisa só. Então isso traz para ele versatilidade e empregabilidade melhor. Quem sabe trabalhar com um sistema CAD tem a facilidade de trabalhar em vários segmentos”, explica Marcelo Silva, especialista em CAD e professor do Senai CETICT/RJ.

Desafios para o empresário e para o negócio

O maior motivador da adoção de tecnologia na confecção de moda é melhorar o aproveitamento do tecido e aumentar a qualidade de suas peças. Só que, ao adotar um sistema de modelagem, as empresas acabam conquistando outros benefícios de forma indireta. Ao evitar o desperdício de matéria prima, por exemplo, eles reduzem custos e passam a ter um desenvolvimento mais ágil das suas coleções, porque há uma redução significativa no tempo de modelagem.

Dessa forma, a utilização de um sistema de modelagem impacta significativamente na velocidade de produção e, consequentemente, na redução de custos envolvidos em todo o processo da confecção de roupas. “Fazendo os devidos cálculos e ajustes, você pode repassar isso para o cliente e tornar o produto bem mais competitivo”, explica Silva.

Sistema de modelagem traz aumento da produtividade

Ao contar com um sistema de modelagem, empresas de diferentes segmentos registram um aumento significativo da sua produtividade. “Já ouvi histórias de empresas do ramo de lingerie masculina que conquistaram um aumento de produtividade de mais de 60%, porque ganharam mais agilidade no processo. Mas isso depende do segmento e do profissional que está operando o sistema”, comenta Silva.

Quer saber como um sistema de modelagem pode ajudar a sua empresa a desenvolver modelagens de forma ágil ou aumentar a produtividade do seu negócio? Então não perca tempo e baixe o infográfico “Sistema de modelagem: as principais vantagens de implementar essa tecnologia na sua confecção” para entender como essa tecnologia pode ajudar no dia a dia da sua confecção.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *