Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/11/2015

Conheça o conceito Cradle to Cradle

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Cradle to Cradle, ou berço ao berço, é um conceito de design desenvolvido por William McDonough e Michael Braungart. A proposta é a não geração de resíduos no processo de produção e consumo dos produtos, inspirada nos sistemas de fluxo de nutrientes da natureza em que nada é desperdiçado e não existe um fim, pois com o término de um ciclo outro se inicia.

A ideia proposta por McDonogh e Braungart sugere uma mudança no modelo atual utilizado pela indústria chamado de Berço ao Túmulo. Nele, os produtos são criados com o seu tempo de vida pré-determinado e não existe a reaproveitação total da peça. Já com o sistema Cradle to Cradle, os objetos seriam fabricados visando a reutilização dos seus materiais, tanto biológicos quanto tecnológicos e retornariam para o ciclo de maneira infinita. Esse tipo de processo elimina o desperdício, o acúmulo de lixo e utiliza fontes de energia renováveis.

O conceito pode ser confundido com reciclagem, porém são processos diferentes. No primeiro, nem todos os componentes dos produtos podem ser reutilizados e aqueles que podem, voltam com qualidade inferior, como é o caso do papel reciclado. No Cradle to Cradle, a proposta é que os objetos sejam reutilizados por completo e retornem sempre com qualidade igual ou superior à anterior, não necessariamente no mesmo produto. Já os materiais que realmente não possuem forma de reutilização os chamados híbridos monstruosos seriam armazenados em depósitos seguros até o desenvolvimento de tecnologias que permitissem seu uso novamente. Saiba mais sobre conceito no vídeo abaixo.

Video (https://www.youtube.com/watch?v=ij3EIbc6otQ)

Cradle to Cradle no mercado da moda

A indústria da moda é uma das pioneiras na utilização da metodologia Cradle to Cradle. Em 2014, foi criado o movimento Fashion Positive, que visa ser um agente de mudanças no setor, utilizando os princípios do conceito criado por McDonough e Braungart.  A ideia é fazer com que as marcas e os designers repensem seus métodos de criação. O projeto conta com o apoio de grandes nomes do mundo da moda, como Stella McCartney e Amber Valleta. Respeitar a diversidade no design significa considerar não apenas como um produto é feito, mas como e por quem ele é utilizado. Na concepção Cradle to Cradle, uma peça pode ter muitos usos, muitos usuários, ao longo do tempo e espaço.

Fonte: Cradle to cradle: Criar e reciclar ilimitadamente. Michael Braungart, William McDonough; Fashion Positive; Ethical Fashion Forum

Saiba mais:
Welton Zonatti fala sobre carreira e sustentabilidade
Sustentabilidade na moda pode ser alcançada com a criatividade
Moda sustentável: Um estudo de maquinários

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces