Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

30/12/2015

Conheça a história do couro do começo da civilização até entrar nos armários por meio da jaqueta de couro

Por Francys Saleh

Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

  História do couro

Imagem: Reprodução

 

Vestimentas feitas em couro são as mais antigas da história, foram usadas nos primórdios da civilização quando a população ainda era nômade e as casas não cumpriam seu papel. Mais tarde, na Idade Média, mercadores inventaram maneiras mais práticas para curtir a pele dos animais para torna-la macia e maleável. Como consequência disso foram criados acessórios como luvas e sapatos e, com isso, ficaram muito mais elegantes e desejáveis. Aos poucos a história do couro foi entrando no mercado da moda.

Anos depois, os pilotos da I e II Guerra tornaram-se heróis em suas jaquetas de couro forradas com pele de animais. A peça acabou ganhando visibilidade e começou a ser usada também por motociclistas e motoristas e, com isso, passou a ser associada à viagens de aventura e alta velocidade. Ela se tornou símbolo da era moderna.

 

Curiosidades sobre a história do couro

  • No século XVIII, luvas de couro eram o acessório mais importante para uma mulher, sobretudo se fosse de classe alta. Não usá-las em público era considerado falta de educação.
  • No século XIX, as mulheres vestiam caleçons finos e macios de chamois para andar a cavalo.
  • No século XVIII, quem quisesse cobrir marcas ou cicatrizes no rosto podia colar um pedacinho de couro com formato de estrela, meia-lua ou passarinho.
  • Quando as máquinas de costura para couro chegaram à França, na década de 1830, os sapateiros quebraram-nas com medo de perderem o emprego para a nova tecnologia.
  • Nos anos 1950, quando a maioria das pessoas usavam conjuntos de alfaiataria durante o dia, era considerado rebeldia usar jaqueta de couro.
  • A partir de 1980, a história do couro encontrou a tecnologia, pois o estilista tunisiano Azzedine Alaïa criou vestidos e conjuntos de couro muito fino e macio, cujas costuras e padrões recortados eram feitos a laser.

FONTE:

O livro da moda – Dorling Kindersley

 

Saiba mais:

Conheça 12 estilos de moda
Cores, formas e texturas na moda
Mix de coleção

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

28/09/2020

Setembro Amarelo. E a moda com isso?

Escrito por Audaces

24/09/2020

Concurso Be Creative: designers vencedoras contam suas experiências de criação em 4D

Escrito por Audaces

21/09/2020

O que é nicho de mercado?

Escrito por Audaces