Confira mais sobre a Indústria 4.0 aplicada na Indústria da Moda - Audaces

Confira mais sobre a Indústria 4.0 aplicada na Indústria da Moda

A otimização dos processos e a maior velocidade de produção proporcionadas pela Indústria 4.0 aplicada nas empresas têm levado cada vez mais indústrias a inserir esse conceito em suas operações. As aplicações práticas das tecnologias da Indústria 4.0 no universo da moda são muitas: de máquinas que conseguem contornar de forma autônoma qualquer desvio na linha de produção até a possibilidade de criar tecidos inteligentes que se adaptam aos diferentes tipos de clima.

A introdução da robótica avançada e de sistemas de conexões máquina-máquina gera uma série de benefícios para empresas de todos os setores, inclusive o têxtil e da confecção. A tecnologia permite que os equipamentos conversem entre si ao longo da operação, garantindo uma maior integração em toda a cadeia de valor. Além disso, fornece informações importantes para o negócio, contribuindo para uma tomada de decisão mais acertada.

Que tal ouvir esse post em vez de ler? Basta clicar no player abaixo!

 

Saiba mais sobre as aplicações práticas da Indústria 4.0 no mercado da moda

A produção de uma peça de roupa envolve uma série de etapas que precisam ser muito bem integradas. Cada passo deve ser planejado para evitar o desperdício de matéria-prima, custos com retrabalho, perda de produtividade e, consequentemente, competitividade.

Executar parte da produção de forma manual, seja na etapa de criação, modelagem, encaixe ou corte, pode fazer com que a sua empresa registre perdas de produtividade, desperdício de matéria-prima e retrabalho. Por isso mesmo, as empresas de moda investem cada vez mais em soluções que ajudam a tornar essa rotina mais simples, ágil e eficiente.

O whitepaper “Afinal de contas, o que é essa tal Indústria 4.0?” apresenta algumas aplicações práticas dessa revolução industrial no mercado da moda. Um dos exemplos dessas novas tecnologias é dado pela Sala de Corte Otimizada da Audaces, feita em parceria com o Senai Florianópolis.

Com as tecnologias desenvolvidas e aperfeiçoadas para a Sala de Corte Automatizada, a operação do corte, desde o seu planejamento até o corte das peças, torna-se muito mais fácil. Isso porque cada equipamento conta com servidores e monitores acoplados, o que permite que todas as etapas do corte sejam pré-planejadas e otimizadas.

Nesse material, que pode ser baixado gratuitamente, você ficará sabendo de que forma tecnologias como essa funcionam e quais ganhos elas podem trazer para o seu negócio. Esse conteúdo é especialmente recomendado para as confecções que querem aumentar a sua produtividade, promover a otimização dos seus processos, economizar no uso das matéria-primas, eliminar o retrabalho e as falhas na comunicação entre as etapas produtivas e, consequentemente, aumentar a lucratividade e tornarem-se mais competitivas.

Os desafios, as oportunidades e as perspectivas da Indústria 4.0 aplicada na moda

Além das aplicações práticas, o whitepaper traz um panorama geral sobre a Indústria 4.0 aplicada no Brasil e no exterior. Em uma era marcada pelo aumento da competitividade e por uma maior exigência do mercado, investir na inovação do parque fabril é fundamental para a sobrevivência das indústrias brasileiras.

O material mostra, por exemplo, que menos de 2% das empresas brasileiras estão inseridas no conceito de Indústria 4.0, mas que esse percentual deve saltar para 15% em 10 anos. As informações são de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, de janeiro de 2018, que cita dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC).

Outros assuntos abordados pelo whitepaper são os desafios trazidos pela manufatura brasileira, como a nova revolução industrial vai impulsionar o crescimento das empresas que adotarem essa tecnologia e quais os setores em que a inovação é mais urgente.

Ficou interessado em entender melhor o que é, de fato, a Indústria 4.0 aplicada na prática e quais são as vantagens de utilizar essa nova forma de produzir no mercado da moda? Então não deixe de baixar o nosso material!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *