Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

28/08/2013

Comparando as medidas dos moldes: aprenda como fazer

Para saber onde e quanto alterar as dimensões das modelagens é importante que o modelista proceda comparando as medidas dos moldes com as do usuário. Após confrontar ambos os tamanhos, o profissional deve comparar as medições e avaliar se vai ser necessário realizar mudanças nas peças.

O primeiro passo proceder comparando as medidas dos moldes selecionados com as dimensões do usuário. Comece conferindo as medidas do busto, cintura, quadril e altura das costas.

1 – Verifique a localização da costura do busto posicionando a fita métrica na costura do decote, a partir de onde ela se cruza com a linha da costura do ombro, em direção à ponta da pence a fim de determinar o local do molde em que se situa o ponto mais elevado do busto. Assinale a medida do usuário e compare com a que é indicada no molde.

2 – Proceda comparando as medidas dos moldes pela manga medindo o molde pelo centro (como mostrado na figura). Importante: no caso das roupas justas é possível ter uma linha reta. Já para descobrir o local da pence do cotovelo, observe a distância entre as pences para ter uma indicação de onde proceder as mudanças no comprimento da manga: acima ou abaixo das pences e, se necessário, em ambos os pontos. No caso de mangas com punho, leve em consideração sua largura.
 

Reprodução

3 – O comprimento é informado nos moldes. Utilize esta medida para comparar a altura necessária ou desejada. Caso esta medida não esteja disponível, meça o molde da peça ao longo da costura lateral.

4 – Para comparar a altura do gancho da calça utilize como referência uma linha perpendicular – se ela não existir, trace-a como o indicado na figura tanto no molde da frente quanto no das costas. Coloque a fita métrica na costura da cintura e meça ao longo da costura lateral até o ponto da linha traçada. Para encontrar a altura do gancho da calça – tanto na frente quanto nas costas – meça a costura deste no molde e compare com a do usuário. Ponha a fita de medida na borda para obter uma medição precisa das partes curvas do molde.

Folga básica nos moldes
Caso seja necessário fazer as modificações na modelagem, deve-se proceder com cautela, pois as roupas não devem estar tão ajustadas ao corpo quanto uma fita métrica, pois as peças necessitam ser “folgadinhas” para que o usuário possa concretizar atividades rotineiras sem grandes problemas, como sentar, andar, estender os braços, se curvar. Outro ponto que deve ser destacado é que em caso de cinturas mais avantajadas pode ser preciso uma folga maior.

Fonte
Livro a Bíblia da Costura

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces