Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/03/2014

Como otimizar o tempo no traçado do croqui

Quando se desenvolve croquis para apresentar uma coleção é preciso pensar em alguns fatores: tempo de desenvolvimento dos croquis, forma de apresentação e composição dos croquis. O fator tempo é sempre crítico na indústria da moda, pois vive-se correndo atrás do tempo para vencer os prazos de criação e desenvolvimento, afinal o produto precisa chegar nas lojas no prazo certo para garantir a venda.

Para que a composição dos croquis fique interessante e vendável é importante passar a impressão de que os manequins são diferentes entre si, variando a pose, o cabelo, os acessórios… Assim eles ficam bem apresentados tanto individualmente como quando apresentados em conjunto. Mas, como otimizar o tempo no traçado do croqui?

Pensando nisso, pode-se usar o sistema de criação de moda Audaces Idea a fim de otimizar o tempo de trabalho nos desenhos dos croquis sem deixar de lado os outros fatores que são tão importantes para a visualização da coleção.

 

 

Como otimizar o tempo no traçado do croqui? O Audaces Idea possui ferramentas que auxiliam neste processo

Tudo começa na construção do manequim. Quando inicia-se o traçado é importante desenhar cada parte do corpo separadamente, assim essas frações podem ser manipuladas para gerar outras poses. Outra facilidade do sistema Audaces Idea é o módulo Teca que permite o uso de cabelos e rostos da Teca (uma biblioteca com diversas bases para o desenho de moda prontas) em qualquer desenho fazendo alguns pequenos ajustes.

Pode-se mudar cores, comprimento e estilo do cabelo alterando o próprio desenho disponível ou acrescentando outras formas. Para que esse trabalho de manipulação posterior seja facilitado, os contornos do desenho são eliminados utilizando apenas sombras para definir formas e volumes. Os manequins ou algumas partes criadas pelo designer podem ser guardadas e acessadas facilmente no Teca.

 

 

 

 

 

Ajuste do braço no manequim

 

Outra forma de como otimizar o tempo no traçado no croqui é alterar a pose do manequim rapidamente. Para realizar esse processo, uma dica é manipular braços e pernas. Pode-se utilizar um braço desenhado – o esquerdo, por exemplo – em ambos os lados do manequim. Assim como se pode alterar a rotação dos braços dando impressão de que se têm outros tipos de movimentos. O mesmo pode ser feito com as pernas, duplicando uma delas em um croqui e outra dela em outro. Normalmente o encaixe das pernas exige um pouco mais de cuidado incluindo rotação e algumas alterações nas formas tanto do corpo como da perna para que a posição fique o mais realista possível.

 

 

 

 

Manipulação da perna do manequim
 

 

Quando se altera a posição dos manequins em função de uma coleção específica é bom pensar quais looks serão desenhados em cada pose. Saias e vestidos justos pedem manequins em posições que mantenham as pernas mais unidas, por exemplo. Já blusas com mangas mais largas pedem posições em que os braços permitam visualizar o movimento da peça. Depois de esboçada a coleção, parte-se para os ajustes de manequins já com esses truques em mente.

Com os manequins prontos em diferentes posições fica fácil e rápido desenhar a coleção!

 

 

 

 

Manequins com posições alteradas

 

 

Por Ananda Sophie

Mestranda em Design Estratégico e Professora na Universidade Feevale

 

Leia também…

– Biblioteca de desenho técnico do módulo Teca no Audaces Idea

Manequim de Moulage: sabe como fazer? 

Manequim Plus Size: aprenda a fazer no Audaces Idea

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces