Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

04/02/2016

Como o comportamento de consumo pode influenciar em seu negócio

Olá, leitores do blog Falando de Criação. Hoje vamos falar sobre consumo.

Você já deve ter percebido como as relações de comportamento de consumo são interessantes e geram inúmeros estudos, não é? Esses estudos geralmente estão voltados para a análise de pessoas, grupos e organizações cujas ações estão intrinsecamente ligadas ao ato de consumir.

Consumo não se refere apenas ao ato de compra, embora nós já estejamos habituados à esta relação. O tempo todo consumimos pessoas, conhecimentos, espaços, coisas tangíveis e intangíveis. Durante a nossa vida, além de coisas materiais, consumimos energia o tempo todo, quando respiramos, estamos consumindo ar, quando nos movimentamos, estamos consumindo energia do nosso próprio corpo. Quase não nos damos conta deste tipo de insumos que gastamos para nos mantermos vivos. 

Enquanto os demais seres vivos consomem apenas o necessário para manter a sobrevivência de sua espécie, nós produzimos três vezes mais do que a humanidade é capaz de absorver. É devido a essa produção excessiva que se faz tão necessárias estratégias para incentivar o consumo consciente e mais racional.

O consumidor é altamente influenciável por diferentes discursos em vários veículos de comunicação, muitas vezes, ele troca de opinião com grande facilidade e as empresas utilizam estratégias para seduzir e manipular esse consumidor. Nas estratégias de marketing, por exemplo, a ferramenta de encantamento utilizada são os 4Ps: produtos, preço, praça (local de veiculação do produto) e a promoção. Além disso, as pessoas ainda podem ser estimuladas por meio de fatores econômicos, tecnológicos, políticos e culturais.

Ainda assim, o consumidor possui valores particulares dos quais não abre mão facilmente e são esses princípios que orientam seu comportamento de consumo.  As origens destes valores podem ser culturais, sociais, pessoais ou psicológicas: o primeiro diz respeito à cultura e subcultura; o segundo a grupos de família, papéis sociais e status; o terceiro se refere a idade, estágio da vida, ocupação, realidade econômica e estilo de vida; já o último está ligado na percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

O estudo do comportamento do consumidor está fortemente atrelado ao sucesso de um negócio. Conhecer o seu cliente garante exatidão nas ações, no lançamento de produtos e na busca pelo reconhecimento na geração de valores. É um mecanismo de grande valor na corrida pelo sucesso!

 

Saiba mais:

WEB 2.0 e as estratégias de marketing das confecções

CRM na indústria da moda: o que é e como se aplica

Formação de preço de venda, markup e margem bruta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

producao-360-produzir-roupas-que-vendam-mais-audaces

18/10/2018

Produção 360: veja como produzir roupas que vendam mais

Escrito por Audaces

peca-piloto-preparacao-linha-de-produtos-audaces

17/10/2018

Peça-piloto e preparação da linha de produtos final

Escrito por Audaces

categorias-de-produtos-desenvolvimento-selecao-linhas-produtos-audaces

15/10/2018

Desenvolvimento de categorias de produtos e seleção de linhas

Escrito por Audaces