Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/02/2016

Como o beneficiamento têxtil pode agregar valor ao produto

Por Thais Soares

Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

Beneficiamento têxtil é setor responsável pelo enobrecimento dos tecidos utilizados na indústria. Ele se divide em primário, secundário e terciário. O primário consiste nas operações realizadas para que o material tenha condições de receber tintura e acabamento final. No secundário as operações visam colorir o tecido. Já no terciário são realizadas as operações que melhoram as características do tecido, como brilho e toque.

 

Para a realização do beneficiamento têxtil são utilizados produtos químicos como ácidos, álcalis, sais, oxidantes e redutores. Esses produtos atuam como corretores de pH e auxiliam na fixação. Além dos produtos químicos, são utilizados substâncias auxiliares como umectantes, anti-espumantes, dispersantes, igualizantes ou retardantes, fixadores e sequestrantes. Todos esses produtos auxiliam na resolução e na prevenção de problemas ocorridos durante o processo de beneficiamento.

 

A água é a principal matéria-prima do processo de beneficiamento têxtil e deficiências em sua qualidade podem causar problemas, como contaminações. A principais contaminações ocorrem por conta do ferro, cobre, manganês e cálcio. Eles podem causar manchas e problemas de fixação dos corantes.

 

O beneficiamento têxtil é composto por três tipos de processos:

 

?Esgotamento: Nele o tecido é colocado em um banho em que entra em equilíbrio com uma solução de corante, após ter absorvido ou fixado a maior quantidade possível de coloração o tecido é lavado para eliminar possíveis excessos. Os equipamentos utilizados são: barca, jigger, turbo e jets.

?Contínuo: Aqui o tecido passa várias vezes pelo banho e em seguida é espremido uniformemente, depois a cor é fixada por meio de calor seco: ar quente (pad-dry, pad-thermofix), e calor úmido: vapor (pad-steam).

?Semi-contínuo: O tecido é impregnado durante o banho de tingimento, depois é necessário que fique em repouso por algumas horas para que ocorra a reação do corante e por último é realizada a lavagem.

 

As peças passam a ter maior valor agregado após a realização do beneficiamento, o que torna o processo muito importante para a indústria.

 

Saiba mais:

Design Têxtil

A era da estamparia digital

Critérios de classificação de tecidos quanto à qualidade

2 respostas para “Como o beneficiamento têxtil pode agregar valor ao produto”

  1. Taísa Silva disse:

    Quero receber

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

20/08/2019

Ganhe eficiência na modelagem de roupa com o Audaces 360

Escrito por Audaces

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces