Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/04/2019

Como montar uma loja virtual de roupas e vender mais

Em um determinado momento, a sua confecção precisará aumentar os seus horizontes para começar a atender pessoas que ainda não fazem parte do seu público. Para isso, muitos empreendedores criam uma loja virtual de roupas. Esse canal de vendas permite a eles divulgar melhor as suas marcas e atender a clientes em todo o País ou em qualquer lugar do mundo!

A internet disponibiliza infinitas ferramentas que podem auxiliar o seu negócio a vender mais e melhor. Para sair do seu “quintal  de vendas”, você pode usar um dos recursos mais conhecidos do ambiente online, que é o e-commerce. Ou seja, implantar uma loja virtual de roupas. Investir nesse canal de vendas é parecido, até um certo ponto, com investir em uma loja física. Fazem parte do processo de vendas online o checklist de itens, pedidos, conferência de estoque, entre outras atividades exigidas no cotidiano desse tipo de negócio. E então, o que acha de montar a sua loja virtual? Continue a leitura e descubra como!

Loja virtual de roupas: como vender através do e-commerce

Para começar a vender através da sua loja virtual de roupas, você vai precisar de certo esforço e dedicação. Inicie essa jornada com um plano de negócios. Nele, você irá definir quem serão seus fornecedores, parceiros, concorrentes, público-alvo e a estratégia de marketing que adotará especificamente para o seu negócio online.

Após a definição de seu plano de negócios, será necessário verificar a questão legal de sua loja virtual. A nova lei para e-commerce determina uma série de regras que deverão ser seguidas. Entre elas, está a necessidade de possuir um CNPJ para emitir nota fiscal. No caso de você estar começando o seu negócio e de a sua loja virtual de roupas não faturar mais de R$ 68 mil por ano, você pode fazer isso através de um processo de MEI (Micro Empreendedor Individual).

Tenha em mente também que existem fatores obrigatórios a serem atendidos por uma loja virtual. Você deverá deixar claro, entre outros pontos, informações sobre a sua empresa, direito ao arrependimento, troca de mercadorias com defeito, SAC e todas as informações detalhadas das despesas geradas na compra dos seus produtos. Sabendo desses requisitos mínimos para operar sua loja virtual de roupas, vamos para o próximo passo da construção de seu e-commerce: escolher uma plataforma.

Plataformas disponíveis para quem quer investir em uma loja virtual de roupas

Escolher uma plataforma adequada para a sua loja virtual é uma questão fundamental para o futuro do seu e-commerce. Essa escolha tem toda essa importância porque a plataforma é a base de sua loja virtual – da mesma forma que um alicerce para uma loja física.

Assim, é a plataforma que influenciará na definição do seu layout (aparência da loja virtual) e sustentará todo o conteúdo da sua loja, através de fotos, textos, links, produtos, estatísticas de compras, interação do usuário, etc.  

As plataformas disponíveis na internet contam com múltiplos serviços e modelos prontos de sites que atendem todo tipo de e-commerce e podem ser customizadas de acordo com suas preferências e necessidades. Após definida a plataforma que a sua empresa utilizará, será o momento de pensar na divulgação de sua loja virtual de roupas

Como acertar na divulgação online da sua marca

Existem inúmeras formas para trabalhar a divulgação da sua marca. A escolha do canal e da estratégia fará com que a sua loja virtual de roupas fique conhecida na internet. Algumas dessas formas de divulgação são gratuitas, enquanto outras exigem investimento. A eficácia da divulgação vai depender da sua disponibilidade de tempo e da verba que você terá disponível para investir.

Conheça quatro das principais maneiras de divulgar a sua loja virtual de roupas:

  1. Redes sociais

Ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram pode aumentar a visibilidade de sua marca e, consequentemente, trazer novos clientes para a sua loja virtual de roupas. Dentro das redes sociais, você pode apresentar seus produtos, contar sua história e a sua experiência no ramo, assim como dar dicas de moda e fazer promoções.

Enfim, existe uma infinidade de formas que podem ser utilizadas para atrair seu público-alvo através das redes sociais. Conheça bem seu público e solte a sua criatividade atrás de bons resultados. Também é importante, nesse processo, monitorar sempre os resultados obtidos e enxergar pontos de melhoria nas suas estratégias de divulgação da sua loja virtual.

  1. SEO

Usar as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismos de Busca) potencializa e melhora o seu posicionamento nas buscas do Google. Ou seja, quanto melhores as práticas de SEO nos conteúdos que você disponibiliza, melhor o seu rankeamento e mais fácil será de encontrar sua marca nos mecanismos de busca.

Assim, logo no início da implantação da sua loja virtual de roupas, procure investir na sua qualificação em SEO, já que grande parte das suas vendas dependerá dos mecanismos de busca. Se você acha que não terá tempo para fazer uma especialização nesse assunto, procure qualificar alguém da sua equipe ou contratar alguém especializado que forneça a consultoria necessária nesse assunto.

  1. E-mail Marketing

Disparar e-mails com novidades, dicas, descontos e promoções para um grupo de clientes já cadastrados é uma maneira eficiente de manter contato com eles e de aumentar as suas vendas. Esse também pode ser um recurso importante para que você consiga chegar até pessoas que ainda não são clientes da sua marca. Invista em uma estratégia de e-mail marketing personalizada e que busque atender às necessidades do seu público. Para isso, mais uma vez, será fundamental fazer a análise constante dos seus resultados e encontrar pontos de melhoria nos seus processos envolvendo e-mail marketing.

  1. Propagandas e patrocínios

Caso tenha algum capital sobrando ou reservado para investir em sua loja virtual de roupas, existe uma série de ações online que podem ser feitas para atrair novos clientes. Links patrocinados e anúncios em redes sociais, quando usados de maneira correta, proporcionam um bom ROI. Para isso, você precisará definir uma boa estratégia e direcionar esses impulsionamentos aos clientes corretos.

Lembrando que sua loja virtual de roupas, assim como acontece com uma loja física, possui uma “vitrine”. Então, não esqueça nunca de caprichar nas imagens e fotos usadas em seu site. São elas que definirão sua identidade visual e que passarão a imagem da qualidade dos seus produtos. Sabe o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ele vale, em especial, no caso das lojas virtuais.

Além de definir a sua imagem na internet, as fotos, quando muito bem feitas, aumentam o interesse dos consumidores. Ou seja, elas poderão ter um peso decisivo para que os visitantes da sua loja passem de simples curiosos a interessados em suas novidades e produtos, tornando-se consumidores da sua marca.

Está pronto para começar a montar sua loja virtual de roupas? Se este artigo ajudou você a imaginar o seu próximo passo como empresário da indústria da moda, comente aqui e compartilhe conosco a sua opinião! Aproveite também para navegar por outros conteúdos do nosso blog.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-e-costura-novo-podcast-apresenta-influenciadora-digital-audaces

20/09/2019

Novo podcast apresenta influenciadora digital que ensina modelagem e costura

Escrito por Audaces

desenvolvimento-de-colecao-de-moda-estrategias-acertar-audaces

19/09/2019

3 estratégias para acertar no desenvolvimento de coleção de moda

Escrito por Audaces

17/09/2019

Gestão de moda: 7 cases de sucesso para se inspirar

Escrito por Audaces