Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/07/2013

Como montar uma confecção?

Os desafios de montar uma confecção são os mais diversos. Talvez o primeiro deles é saber por onde começar. Quais os passos iniciais e para onde eles devem ser dados? Como legalizar e gerenciar uma empresa?

Para alcançar as respostas para essas perguntas é essencial que o profissional interessado em montar sua própria confecção saiba onde buscar as principais informações sobre o assunto. A apostila do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) “Ponto de Partida: instruções gerais”aborda alguns dos aspectos que o empreendedor deve levar consideração sobre como estrutura e iniciar a própria empresa.

Segundo a cartilha, o primeiro passo é avaliar o perfil do empreendedor, conhecer a si mesmo e checar se você está pronto para começar a subir a escad. São atributos do empreendedor conhecer o ramo de atuação, ter capacidade de liderança, correr riscos calculados, ser otimista, autoconfiante e persistente. Para aqueles que não possuem esse perfil, é possível fazer alguns cursos do Sebrae voltados para aprimorar o lado empreendedor e conhecer mais sobre o desafio de ter o próprio negócio.

O segundo passo é saber identificar a oportunidade, ou seja, saber analisar se é um produto/serviço/negócio viável. Nesta etapa é essencial que o empreendedor conheça o mercado para o qual quer entrar, fazer um bom plano de negócio, analisar o mercado, entre outras. Os próximos passos consistem em conhecer os aspectos legais, inclusive os aspectos específicos voltados para o setor de atuação, como implantar o negócio e gerenciá-lo.

 

O empreendedor precisa ser determinado e conhecer a produção de vestuário para montar uma confecção/ Reprodução

A cartilha mencionada anteriormente traz informações gerais sobre como começar um negócio, mas existem outros aspectos que são específicos ao empreendedor que deseja montar uma confecção e podem ser acessados na cartilha do Sebrae de São Paulo “Comece Certo: Indústria de confecção”. Os dois documentos são complementares entre si e oferecem excelentes subsídios para o empreendedor que quer entrar no ramo de produção de vestuário e, desde o início, atuar legalmente no mercado.

O texto auxilia o empreendedor a montar uma confecção trazendo informações e dicas sobre a atividade de produção de vestuário, a escolha do ponto de abertura da empresa, como fazer o licenciamento do negócio. Além desses aspectos, o empreendedor precisa estar atento a outros detalhes, como a necessidade da vistoria pelo corpo de bombeiros do local onde será realizada a atividade, questões sobre o contrato de locação (caso o imóvel não seja próprio), tributação e encargos sociais e a contratação de mão de obra. O documento também traz informações sobre como proceder no encerramento das atividades da empresa.

Além dessas cartilhas, o empreendedor pode buscar informações direto no site do Sebrae ou entrar em contato com o Sebrae do seu estado.

 

Leia mais:

Tecnologia no processo produtivo de confecção

Os desafios da Cadeia Têxtil

As medidas utilizadas na confecção

Confecções automatizadas são mais competitivas

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces