Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

29/10/2015

Como garantir a identidade das coleções

Nai Salvi
Designer de Moda, especialista em Criação e mestranda em Gestão do Design (UFSC)

Olá leitores do blog Falando de Criação,

Hoje vamos tratar de um assunto que muitas vezes é deixado de lado durante a correria das criações, mas que é um norte importantíssimo para alavancar a criatividade e garantir a identidade das coleções. Estamos falando do tema da coleção. Aquela luz que escolhemos para guiar o desenvolvimento das peças e da história que a coleção irá contar. Cada roupa traz as informações que darão cara única paras as peças, proporcionando unidade e orientando desde a escolha das cores e formas, até, os elementos de estamparia.

É importantíssimo que, apesar de livre, o tema esteja sempre ligado à identidade da marca, e possua afinidade com o público alvo. O tema de coleção pode ser muitas coisas, desde uma cultura, um lugar, um livro, um filme, (…). Pode ser letra, poesia, música ou história, (…). Inspirado na natureza, no mar, em todas as coisas.

Escolher o tema e estudar sobre ele, talvez seja a viagem mais incrível dentro do processo de criação. Ele conduzirá os rumos de todas as etapas seguintes e dará unidade e identidade as coleções.

Para que isso aconteça, ao selecionar um tema interessante, o designer de moda ou o estilista deve mergulhar na atmosfera do assunto escolhido e absorver todos os detalhes que ele oferecer. Cada estilista ou designer tem a liberdade de interpretar o tema à sua forma e extrair dele aquilo que lhe parece mais proveitoso para o desenvolvimento dos produtos.

Um dos artistas nacionais que faz uso de temas interessantes e que realmente embarca nas suas histórias é o Ronaldo Fraga. Suas coleções sempre carregam detalhes peculiares que remetem ao tema escolhido. O estilista altera até o template de seu site, para se adequar a identidade da sua coleção e ao estilo do tema. Confira abaixo o release da Coleção Turista Aprendiz na Terra do Grão-Pará e a leitura que o estilista fez do tema para criar sua coleção.

 
Coleção Turista Aprendiz na Terra do Grão-Pará // Ronaldo Fraga – 2012/13
Fonte: http://ronaldofraga.com/blog

Para facilitar a fidelização durante a criação e o desenvolvimento da coleção, é indicado o desenvolvimento de um painel semântico, que nada mais é do que uma imagem gráfica que reúne os principais elementos que o tema sugere para direcionar a coleção. Este painel torna-se útil para manter a inspiração, a delimitação e para consultas rápidas sempre que necessário.

 
Tema Campestre // Nai Salvi – 2013

Saiba mais:

Netnografia: conheça o método de investigação online
Como aplicar temas e tendências na criação de uma coleção
O Mix de Moda no Desenvolvendo de Coleções

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sistema-para-confeccao-moda-como-funciona-pratica-audaces

17/10/2019

Sistema para confecção de moda: como funciona na prática

Escrito por Audaces

mundo-da-moda-costura-modelagem-historia-luana-boeira-audaces

16/10/2019

Da costura à modelagem: conheça a história de Luana Boeira no mundo da moda

Escrito por Audaces

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces