Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

A indústria da moda está sempre precisando rever processos, inovar e apostar na tecnologia para conseguir atender a um mercado e a consumidores cada vez mais conectados e exigentes. Além de ser um diferencial entre os concorrentes, ter um maior controle e precisão em todas as etapas do processo produtivo também ajuda a reduzir o desperdício e, como consequência, diminuir os custos e aumentar o lucro com cada peça ou coleção. Otimizar o encaixe de peças no tecido é uma parte fundamental nesse processo.

Mas por que a adoção de tecnologias da moda faz tanta diferença nessa etapa em especial? A resposta é simples: porque na etapa do encaixe de peças é onde são registrados os maiores desperdícios de matéria-prima. Uma empresa, ao adotar uma tecnologia que permite o espaçamento quase zero no encaixe, consegue economizar material e tempo de produção, além de evitar muitas falhas no processo produtivo. Tudo isso é possível com o encaixe automatizado oferecido por sistemas como o Audaces Encaixe e o Audaces Supera, que fazem parte da multissolução Audaces 360. Saiba mais.

Como ganhar eficiência no encaixe de peças na sua empresa?

Como você já sabe, a etapa do encaixe de peças de roupas é essencial para garantir a eficiência de uma confecção. Afinal, o objetivo de uma empresa do setor é fazer a distribuição dos moldes de modo a aproveitar ao máximo o uso dos tecidos.

Nessa etapa, diversos aspectos devem ser analisados para uma boa produção de moda, como o tipo, o sentido e a largura do tecido, assim como o comprimento da mesa de corte.

Algumas empresas precisam dedicar horas de produção todos os dias apenas para esse processo de encaixe de peças. Isso porque ainda são utilizadas técnicas defasadas, como organizar a disposição dos moldes e riscar o próprio tecido com um giz ou desenhar os moldes em cima de uma folha de papel.

Porém, esse processo manual pode ser reduzido a poucos minutos em um trabalho que exige apenas alguns cliques no mouse em um sistema CAD. Com essas soluções, o encaixe passa a ser feito de forma automatizada.

Assim, basta incluir no sistema quais serão os moldes e a solução da Audaces calcula qual a melhor disposição das peças com a menor distância possível entre elas. O resultado desse processo é que sua empresa consegue aproveitar bem o tecido e reduzir o desperdício dessa matéria-prima tão importante.

Com os sistemas automatizados criados pela Audaces, os cálculos feitos no encaixe de peças de roupa são mais precisos e a chance de erros é praticamente nula. Além disso, todo o procedimento é feito de forma muito mais ágil.

Vamos dar um exemplo prático que mostra o antes e o depois de uma empresa que investe em um sistema automatizado de encaixes. Estima-se que um profissional leve em torno de um dia e meio para fazer o encaixe de uma camisa social masculina no método manual. No automatizado, a tarefa completa leva aproximadamente 15 minutos.

Ou seja, além de reduzir o consumo de tecido, as soluções da Audaces diminuem o tempo de produção, o que significa produzir mais peças em menos tempo, conseguir atender a demanda no momento certo e cumprir os prazos estabelecidos.

Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre os nossos dois sistemas voltados para a melhoria do processo da etapa de encaixe de peças? A multissolução Audaces 360, acessível através do pagamento de mensalidades, tem dois sistemas para facilitar essa etapa da produção: o Audaces Encaixe e o Audaces Supera.

Conheça, a seguir, um pouco melhor cada um deles.

1. Audaces Encaixe

A solução Audaces Encaixe, um dos sistemas que fazem parte da multissolução Audaces 360, permite que o modelista, através de apenas alguns cliques no mouse, faça o encaixe de peças automaticamente de qualquer modelo. O primeiro passo é ter a modelagem pronta.

Depois, o processo é muito simples: basta incluir a modelagem no sistema e configurar o tipo, o sentido e a largura do tecido, assim como a gradação. Aí é só definir o tempo para que o sistema faça os cálculos do encaixe com melhor aproveitamento do tecido e clicar no botão “encaixar”.

A partir desse ponto, o sistema define a disposição dos moldes e traz informações de consumo e eficiência do encaixe de peças de roupas. Outro fator interessante é que a solução da Audaces permite fazer os encaixes de forma personalizada, de acordo com a demanda da sua produção.

Você pode, por exemplo, fazer o encaixe das partes maiores primeiro. Com os resultados apresentados pelo sistema, é possível fazer uma análise mais precisa da produção, o que auxilia na tomada de decisão, na otimização e no planejamento da empresa, independentemente do porte do seu negócio atualmente.

Um aspecto que também facilita essa etapa da produção é que é possível montar uma fila de encaixe e deixar que o sistema faça todo o resto. Assim, o modelista pode, por exemplo, deixar a fila preparada e fazer outra atividade naquele período de tempo.

Quando retornar, o modelista só precisa enviar para imprimir. Isso significa otimizar o tempo da produção de peças e melhorar a produtividade e o rendimento dos profissionais que atuam na sua empresa.

2. Audaces Supera

O sistema Audaces Supera, que também faz parte da multissolução Audaces 360, traz ainda mais avanços para o processo de encaixe de peças de roupas automatizado. O sistema complementa o trabalho feito no Audaces Encaixe, já que é um servidor de encaixes muito ágil e que proporciona máxima economia de tecido e de tempo de produção para as empresas e profissionais da indústria da moda.

Enquanto o Audaces Supera calcula automaticamente as distâncias necessárias entre as peças e faz o processamento dos encaixes, seu computador fica disponível para o preparo dos próximos moldes no Audaces Encaixe. Isso significa que é possível criar e fazer o gerenciamento de diversas filas de encaixe com apenas uma estação de trabalho.

O Audaces Supera permite ainda fazer a priorização dos encaixes de acordo com as necessidades de produção e das suas demandas. Assim, o modelista indica qual encaixe de peças de roupas deve ser calculado primeiro.

Essas soluções trazem mais comodidade à equipe e promovem maior produtividade, uso sustentável de materiais e agilidade em cada etapa da produção. Em larga escala, isso significa menos desperdício e mais lucro para sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. Aproveite também para conferir outros conteúdos relacionados com a indústria da moda navegando pelo nosso blog e acessando materiais gratuitos nos formatos e-book, webinar, podcast e websérie. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/11/2019

Como fazer o desenvolvimento de coleção de moda com maior eficiência

Escrito por Audaces

custos-de-producao-estrategias-produzir-mais-gastando-menos-audaces

12/11/2019

Custos de produção: 4 estratégias para produzir mais gastando menos

Escrito por Audaces

arrazantty-historia-case-otimizou-tempo-aprovacao-colecoes-audaces

11/11/2019

Conheça a história da Arrazantty, que diminuiu 67% o tempo de desenvolvimento de suas coleções utilizando a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces