Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/03/2014

Como fazer piques no tecido?

Com o molde pronto e o tecido adequado para a confecção da roupa, entra em cena o profissional de corte de tecido, responsável por iniciar a produção da peça. Para que a roupa tenha bom caimento, é preciso realizar o corte adequado do tecido, compreender todas as marcações dos moldes e transferi-las para o têxtil. Um desses sinais são os piques, responsáveis por orientar o trabalho das costureiras.

Transferir estas marcas para o tecido cortado é importante pois têm a função de mostrar o local no qual as partes de uma roupa serão unidas, para identificar onde começa e finaliza o franzido, colocação de aviamentos (botões, por exemplo), definir a linha-centro da peça, marcar os lugares de bolsos, entre outros. Para inserir esse sinal ao tecido, existem diferentes formas de fazer este procedimento.

Piques
Os piques podem estar distribuídos por diferentes locais da peça e ter significados diferentes para a costureira, por isso, o cortador precisa fazer as marcas adequadamente com o auxilio dos instrumentos de corte.

Quando o trabalho é feito em pequena escala, é possível cortar o tecido e fazer os piques com o uma tesoura. Outra opção é o corte feito com máquina de corte manual, o qual permite fazer as marcas no tecido em um enfesto. Já o corte automático é uma opção indicada para as empresas com produção industrial que visem um bom acabamento, agilidade na produção e economia de matéria-prima.

Leia também…
– A importância do pique na modelagem e no processo de confecção
– Pique na modelagem feita em sistema informatizado
– Corte industrial está dividido em diferentes etapas

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces