Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/11/2019

Como fazer o desenvolvimento de coleção de moda com maior eficiência

O desenvolvimento de coleção de moda envolve um extenso trabalho que engloba diversas equipes que atuam em distintas etapas da produção de uma coleção. Mas como coordenar e controlar os diferentes trabalhos desses profissionais? Como garantir eficiência em todas as etapas de desenvolvimento ao lançar novos modelos?

As respostas a essas perguntas podem representar um diferencial para as empresas que precisam se destacar nesse mercado tão competitivo como é o da indústria da moda. Além disso, ter mais eficiência na criação, no desenvolvimento, na produção e na finalização das roupas significa menos tempo gasto em cada etapa, maior capacidade para inovação e mais lucro. Veja como a tecnologia pode ajudá-lo nesse processo.

Por que é importante ter eficiência no desenvolvimento de coleção de moda?

A indústria da moda, por natureza, sempre esteve atenta às demandas e tendências do mercado. Mas isso, cada vez mais, se torna vital para uma empresa do setor, já que o público muda de preferências, há novos tecidos e cores em alta e os fabricantes precisam acompanhar todas essas mudanças.

Mas o que, nesse cenário, significaria conquistar eficiência no desenvolvimento de coleção de moda? Além de garantir que as peças estejam prontas para venda ou expostas na vitrine em um menor tempo, a eficiência também representa produzir mais com menos custos.

Ou seja, ao buscar essa eficiência, a empresa pode investir em outras áreas essenciais e em novas tecnologias para aprimorar ainda mais seu processo produtivo. Outro ponto fundamental é que ter esse foco também significa menos desperdício de tempo e de matéria-prima e maior cuidado com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Mas como garantir eficiência no desenvolvimento de coleção de moda?

Esse trabalho exige algumas mudanças, investimento em tecnologia e muito trabalho em equipe. O primeiro passo para fazer essa “virada de chave” na sua empresa será observar e analisar cada etapa do desenvolvimento de coleção de moda feito atualmente.

Ao fazer essa análise de cenário, verifique quanto tempo sua empresa gasta para criar um modelo, desenhá-lo, fazer os moldes e encaixes correspondentes, cortar o tecido, costurar as peças e assim por diante. Isso é fundamental para ver em qual etapa da sua produção será possível ganhar tempo e eficiência, além de diminuir o uso de matéria-prima.

Agora, imagine fazer isso com diversas coleções ao mesmo tempo. O que parece impossível é totalmente viável e necessita apenas de alguns cliques em sistemas especializados nas demandas e necessidades do setor. A multissolução Audaces 360, por exemplo, apresenta um sistema perfeito para quem deseja gerenciar suas coleções de moda de forma simples e visual, o Audaces Isa.

Essa ferramenta inteligente irá manter todas as áreas da sua empresa focadas nos processos de desenvolvimento de coleção de moda, o que resulta em eficiência e lucro em cada coleção. Para isso, a Audaces Isa proporciona uma visão sistêmica sobre o andamento de cada etapa de produção com informações atualizadas e precisas.

Ou seja, com esse sistema, que faz parte da multissolução Audaces 360, é possível alinhar toda a equipe em torno de um mesmo objetivo, antecipar custos, acompanhar o estágio de produção de cada modelo para melhorar o fluxo, estabelecer metas e simplificar o planejamento de novas coleções.

Aliás, o planejamento é uma peça-chave de todo esse processo de desenvolvimento de coleção de moda. Antes de começar o trabalho, é fundamental fazer o alinhamento entre os departamentos de criação, produtivo e comercial para estabelecer metas e conceitos, definir o tempo necessário para produção da nova coleção, os materiais e as matérias-primas que serão utilizados.

Esse planejamento vai também permitir que se teste a viabilidade econômica da nova coleção — e mais uma vez a multissolução Audaces 360 pode ajudar nisso.

Como conseguir o pré-custo da sua coleção logo na etapa inicial de desenvolvimento

Com os sistemas Audaces Idea e Audaces 4D, integrantes do Audaces 360, o estilista desenha os modelos e já consegue visualizar detalhes como rendimento, comprimento, perímetro de corte, entre outros. Isso graças ao desenho elaborado em um manequim tridimensional que apresenta fichas técnicas completas e já com o pré-custo automatizado.

Utilizando essas soluções na sua empresa será possível saber, ainda na etapa de criação, quais as matérias-primas necessárias à produção e calcular o custo final da peça, o qual pode ser determinante na hora de definir uma nova coleção.

Mas esse planejamento não vem sozinho: é importante ainda fazer o controle de cada etapa e tentar reverter possíveis erros ou desperdícios logo no início. Os equipamentos da sala de corte automatizada, como a máquina de corte Neocut Bravo, interligada com os sistemas da multissolução Audaces 360, garantem o monitoramento da produção em tempo real, assim como a redução de desperdícios com o espaçamento zero nos cortes.

A verificação constante das condições de trabalho permite a telemanutenção, o telediagnóstico e a rápida resolução de qualquer imprevisto que possa surgir na etapa de corte. Isso tudo significa eficiência, menos desperdício e mais economia.

É válido lembrar que essas novas tecnologias facilitam ainda a articulação entre os diferentes setores, já que é possível compartilhar fichas técnicas, desenhos e moldes. Outro ponto relevante do uso desses sistemas é que diversas atividades são desenvolvidas de forma muito mais rápida e simples se compararmos com a forma de produção manual.

Por exemplo, o sistema Audaces Encaixe, que também faz parte da multissolução Audaces 360, realiza o encaixe automatizado dos moldes. Ou seja, ao invés de um modelista ficar horas realizando cálculos e fazendo o encaixe de forma manual, o sistema organiza em poucos minutos a disposição de moldes visando o aproveitamento máximo de tecido.

Além disso, a solução Audaces Supera é capaz de processar filas de encaixes de diferentes computadores e liberar as suas estações de trabalho enquanto o sistema calcula o melhor aproveitamento da sua produção. Isso significa que sobrará mais tempo para que as suas equipes criem novas coleções, aprimorarem outros processos e inovem.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas de trabalho nas redes sociais. Se você se interessa pela indústria da moda e suas novidades, confira outros materiais relacionados com essa área no nosso blog. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

04/12/2019

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

digitalizacao-de-moldes-de-roupas-conheca-tecnologias-audaces

28/11/2019

Conheça tecnologias para a digitalização de moldes de roupas

Escrito por Audaces

26/11/2019

Cronograma de coleção de moda matador: por onde começar?

Escrito por Audaces