Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/12/2019

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Aprender a fazer modelagem digital pode ser um diferencial muito relevante para o currículo de profissionais da moda e também para as confecções. Realizar a modelagem, que é um processo que manualmente é muito trabalhoso e demorado, usando um sistema CAD, entrega dinamismo, agilidade e exatidão. 

Por apresentar essas vantagens, os sistemas que permitem a modelagem digital estão presentes na grande maioria das empresas de grande porte na indústria têxtil e do vestuário. Atraídas pela praticidade desse recurso, cada vez mais empresas de pequeno e médio porte também aderem a essa tecnologia. Neste conteúdo, você irá aprender como funciona um sistema de modelagem digital e quais os principais benefícios do Audaces 360, multissolução que abrange todas as etapas da confecção de moda. Confira!

Sistemas de modelagem digital: entenda a lógica por trás dessa solução

Os sistemas CAD revolucionaram diversos segmentos industriais. Para a moda, essas soluções trouxeram maior agilidade para a modelagem e tornaram o processo de criação de novas coleções muito mais simples.

A lógica de funcionamento dos sistemas CAD é baseada em coordenadas cartesianas e permite que a modelagem digital seja feita rapidamente e com fidelidade nas medidas, independentemente da complexidade dos moldes.

As coordenadas cartesianas são baseadas em dois eixos, X e Y, sendo X o eixo horizontal e Y o vertical. Sobre esses eixos são colocados valores, como uma escala métrica, por exemplo. 

A intersecção entre X e Y é o ponto zero e a partir dele são definidas as escalas positivas e negativas, sendo elas: 

– Eixo X: do zero para direita, valores positivos; do zero para esquerda, valores negativos; 

– Eixo Y: do zero para cima, valores positivos; do zero para baixo, valores negativos.

Esses eixos estão presentes a todo momento durante a modelagem digital. São eles que permitem que a graduação seja feita de maneira referenciada e respeitando as medidas reais. É sobre essas coordenadas que os traços de uma peça são feitos. 

A multissolução Audaces 360 possui o sistema Audaces Moldes, uma ferramenta para modelagem digital que funciona a partir de coordenadas cartesianas no sistema CAD. Veja, a seguir, como ele pode transformar sua confecção.

Os benefícios da modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Com o sistema Audaces Moldes, que faz parte da multissolução Audaces 360, o profissional da moda consegue criar moldes com extrema precisão, altíssima qualidade e em pouco tempo.

Dessa forma, é possível que os modelistas desenvolvam coleções inteiras no computador e impactem positivamente toda a produção de uma confecção, melhorando a qualidade das coleções e a produtividade do negócio em todos os estágios.

Com o sistema do Audaces 360 sua empresa produz em menos tempo e gasta menos dinheiro nos processos, conquistando melhores resultados e maior lucratividade.  

Entenda melhor os resultados que o Audaces 360 pode trazer para sua modelagem digital conferindo esta lista de benefícios da nossa solução:

– Mais produtividade: criação e ajustes feitos com muita rapidez. Com apenas alguns cliques você pode colocar uma prega, fazer uma pence ou um novo recorte;

– Maior qualidade: com o Audaces 360, a modelagem digital tem precisão máxima para construção de bases, peças com simetria perfeita e medidas exatas;

– Arquivo ilimitado: todos os seus moldes ficam armazenados no computador. Com isso, nada de gastar espaço com arquivos físicos enormes, nem com papelada e nem correr o risco de perder moldes devido à deterioração;

– Integração total: a multissolução Audaces 360 integra toda a confecção, tornando-a programável, controlável e conectada, com fácil acesso e compartilhamento das informações no desenvolvimento dos modelos e todas as outras funções interligadas;

– Automação: a criação do molde, suas alterações e encaminhamento são feitos no ambiente virtual com apenas alguns cliques.

Além de tudo isso, a definição do processo de costura é simplificada, assim como a graduação do molde. Outra vantagem interessante é que a solução apresenta um enorme leque de possibilidades no momento de definir o corte do molde, deixando para o modelista apenas a escolha da linha para o corte e sua direção.

A modelagem digital feita com o Audaces 360 é muito dinâmica e intuitiva. O sistema criado para isso apresenta diversas variantes de uma modelagem base. Dessa maneira, é possível cadastrar em um mesmo tipo de peça inúmeras variações, sem a necessidade de desenvolver uma peça para cada variação.

Como a produtividade no desenvolvimento de moldes e a precisão deles são muito maiores com o Audaces 360, os custos dessa etapa de produção são reduzidos, uma vez que a confecção poupa tempo e dinheiro com a produção de modelos-teste e evita peças com defeitos ou outros fatores que impeçam a comercialização dos produtos.

Quer saber mais sobre modelagem digital e como adotá-la na sua empresa? Então confira a série de videoaulas sobre os sistemas CAD produzidas pela Audaces em parceria com o colunista, professor e consultor do setor têxtil e da confecção Marcelo Souza da Silva. Para descobrir dicas, novas técnicas e tecnologias da indústria da moda, continue navegando pelo nosso blog. Até o próximo conteúdo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

08/03/2020

Feliz 8 de Março dia internacional da mulher

Escrito por Audaces

Akihito-Hira-Audaces-Academy2

04/03/2020

Audaces Academy estreia com webinário gratuito

Escrito por Audaces

tendencias-moda-2020-audaces-academy

28/02/2020

Tendências de moda para 2020

Escrito por Audaces