Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Saber os custos dos produtos antes mesmo de desenvolvê-los é de grande valor estratégico para uma empresa da indústria da moda. Não apenas o preço final das roupas a serem disponibilizadas no mercado estará atrelado a esse cálculo, mas também a própria tomada de decisão pela sua produção e comercialização é condicionada por tal informação. Assim, conhecer de antemão a viabilidade de uma peça afeta diretamente a lucratividade, a compra de matéria-prima e o tempo de trabalho de uma empresa. Mas como criar uma coleção de moda obtendo o pré-custo já no início do seu planejamento?

As mais avançadas soluções voltadas para a indústria da moda possibilitam realizar simulações que geram automaticamente o pré-custo de uma coleção ainda na fase de criação. No momento que o estilista concebe as peças no computador e obtém as fichas técnicas, pode-se antecipar o consumo de tecidos, aviamentos e tempo de mão de obra para produzi-las. Tais tecnologias permitem a criação assertiva e precisa de uma peça-piloto e favorecem estrategicamente a fabricação em grande escala. Saiba mais.

A tecnologia aplicada na criação de moda com antecipação dos custos

Imaginemos uma empresa que trabalhe sem uma estrutura tecnológica que permita antecipar os custos de sua produção de maneira automatizada. O cálculo do pré-custo é feito manualmente, na melhor das hipóteses, com esse processo levando muito mais tempo do que se fosse feito de forma digitalizada.

Sem a tecnologia como aliada nesse processo, a empresa terá que gastar matéria-prima e aplicar mais horas na produção de uma peça-piloto modelada, cortada e costurada para chegar ao resultado esperado e, só então, dar início à produção em escala. Ou seja, utilizará horas e insumos que poderiam ser economizados e empregados de modo mais eficiente.

Agora imagine outro cenário. A empresa conta com uma tecnologia que integra os processos de criação, desenho técnico e modelagem. À medida que o estilista concebe novas peças, a solução gera automaticamente uma ficha técnica contendo todas as informações orçamentárias sobre composição, tecido, aviamentos e demais materiais necessários à sua produção.

Em outras palavras, cria-se uma coleção já sabendo o quanto ela irá custar.

Esse procedimento traz inúmeras vantagens. Uma delas é sustentar – com dados precisos obtidos já na etapa de criação – decisões sobre se vale a pena ou não produzir determinadas peças em larga escala.

Se o custo total exceder um limite preestabelecido, pode-se abandonar o projeto com pouco potencial de lucro, ou, ainda, reajustá-lo até que ele se enquadre nos recursos disponíveis e no modelo de comercialização da empresa.

Tudo isso por meio de simulações, ou seja, sem consumir materiais e tempo de mão de obra para produzir uma peça-piloto cuja coleção não se sabe ainda.

Assim, o processo de como criar uma coleção de moda será feito com muito mais segurança e precisão, tendo as informações sobre a viabilidade econômica e comercial de uma peça desde o início do processo produtivo.

Criar uma coleção de moda é uma tarefa que exige planejamento e assertividade, além de articulação entre departamentos de criação, técnico-produtivo e comercial. Esse tipo de solução potencializa o alcance estratégico das empresas do setor, proporciona economia
– e rentabilidade – e facilita toda a comunicação interna entre os profissionais envolvidos em um projeto.

Como criar uma coleção de moda com pré-custo

Líder em soluções para a cadeia de moda, a Audaces oferta ao mercado tecnologias que possibilitam a criação de coleções tendo o pré-custo desde o início do processo produtivo.

O Audaces Idea, um dos sistemas que fazem parte da multissolução Audaces 360, conta com ferramentas para realizar um desenho técnico completo, além de recursos automáticos de geração de ficha técnica com informações detalhadas sobre consumo de recursos.

Com essa solução, sua empresa pode desenvolver e produzir novos produtos já na primeira tentativa, prevendo o quanto eles irão custar logo na fase de criação.

Conheça algumas das principais funcionalidades do Audaces Idea:

  • Integração em um único modelo de desenho e ficha técnica;
  • Melhoria na comunicação entre estilistas e modelistas, evitando retrabalhos;
  • Cadastramento de tecidos, aviamentos, outros materiais e mão de obra para obtenção automática do pré-custo de uma coleção;
  • Campos da ficha técnica personalizáveis que atendam a todo o conjunto de variáveis de uma coleção;
  • Aplicar variação de materiais numa peça e ver em tempo real a alteração no pré-custo da produção.

Obtendo o pré-custo no Audaces Idea

Como criar uma coleção de moda no Audaces Idea e verificar o pré-custo de produção? O usuário que utiliza essa solução poderá cadastrar no sistema diversos itens relacionados à produção e o quanto cada um deles custa à empresa.

Nesse momento, basta descrever os valores de metros de tecido, aviamentos, mão de obra, lavanderia e modelagem, por exemplo, e registrar até mesmo custos administrativos e tributários.

Ao criar a coleção e informar os itens necessários, a solução que faz parte do Audaces 360 calcula automaticamente o quanto sua empresa precisará gastar para produzir o novo modelo. Com essa simulação, não será preciso gastar recursos no desenvolvimento sem ter certeza que aquela coleção será viável economicamente. Com a simulação dos custos feita na fase inicial, bastará decidir, tendo os números em mãos, se a coleção de moda será colocada em produção ou se terá o projeto cancelado.

Antecipar os custos de uma coleção é sinal de que sua empresa se importa com a circulação de informações e a integração entre equipes. Estilistas e modelistas ganham mais subsídios para desenvolver as melhores peças em termos de estilo e, ao mesmo tempo, corresponder à viabilidade comercial de cada coleção da sua empresa.

Mesmo se o projeto extrapolar os limites orçamentários, os criadores poderão fazer mudanças (no tecido ou nos aviamentos, por exemplo) para adequar a proposta de coleção. Isso sem que seja preciso fazer e refazer novas peças. Dessa forma, sua empresa ganha em tempo, recursos e rentabilidade!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. E se você se interessa por assuntos relacionados com a indústria da moda, confira outros conteúdos no nosso blog!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/11/2019

Como fazer o desenvolvimento de coleção de moda com maior eficiência

Escrito por Audaces

custos-de-producao-estrategias-produzir-mais-gastando-menos-audaces

12/11/2019

Custos de produção: 4 estratégias para produzir mais gastando menos

Escrito por Audaces

arrazantty-historia-case-otimizou-tempo-aprovacao-colecoes-audaces

11/11/2019

Conheça a história da Arrazantty, que diminuiu 67% o tempo de desenvolvimento de suas coleções utilizando a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces