Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/08/2014

Como criar painéis para usar os princípios do design em coleções de moda?

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

No post anterior fiz um apanhado sobre o que eram os princípios do design e alguns exemplos de vestuários usando os mesmos. Neste post vou mostrar como podemos montar painéis que podem nos auxiliar na criação de produtos com este apelo.

No exemplo da figura 1 temos um painel que mostra cinco princípios do design, são eles: ritmo, gradação, radiação, contraste e sensação corporal. Lembrando da importância dos painéis: eles devem guiar a criação e mostrar as imagens mais representativas do assunto trabalhado, neste caso os princípios. Após a seleção dos que serão usados no projeto, devemos buscar imagens compatíveis com eles e que possam nos ajudar a criar posteriormente.

No princípio foram escolhidas diferentes estampas que tem o ritmo como característica, isso quer dizer que as peças que serão criadas terão estampas com ritmo e repetição de padrão. A gradação foi referenciada de maneiras diferentes, através da gradação de cores na estampa, de linhas na peça e em babados e aplicações. Esses detalhes também servirão de referência para o projeto em andamento. A radiação foi exemplificada com diferentes tipos de plissados, o contraste foi apresentado na forma de cores e matérias diferentes na mesma peça. E por fim, a sensação corporal nos mostra texturas em materiais distintos.

 

 

 

 

Exemplo de painel de princípios do design. Fonte: Acervo da autora.

Nos exemplos das figuras 2 e 3 trabalhou-se os princípios de maneira diferente, sem mostrar apenas referências diretas de roupas e sim de objetos e elementos que remetem aos princípios escolhidos. A figura 2 nos mostra o princípio repetição. Ali foram apresentadas referências de padrões que se repetem como nos azulejos da parede, na estampa de borboleta e na arquitetura, bem como em referências da natureza onde na plantação de girassóis existe a repetição das flores, na outra flor onde as partes se repetem de maneira similar e nas maçãs alinhadas de maneira repetitiva. Através dessas imagens podemos criar estampas, modelagens, detalhes, escolher aviamentos e explorar de diferentes maneiras o princípio da repetição.

 

 

 

 

Exemplo de painel de princípios do design – repetição. Fonte: Acervo da autora.

Este exemplo se trata do princípio da gradação. Na figura 3 temos tanto exemplos de vestuário quanto de objetos e texturas. Temos uma referência de pétalas de flor que se repetem de maneira igual, temos dois vestidos onde um apresenta a gradação de babados e cores e no branco os babados aumentam do menor para o maior, uma estampa onde existe a gradação do desenho e as maçãs e os lápis de cores que existe a gradação das cores.

 

 

 

 

Exemplo de painel de princípios do design – gradação. Fonte: acervo da autora.

Então, quanto mais referências dos princípios temos, mais interessante fica o projeto. O legal também é buscar referências não apenas no vestuário, como nos dois últimos exemplos, pois assim conseguiremos nos distanciar do que já foi criado e criar projetos diferenciados e peças inovadoras.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces