Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/01/2014

Como confeccionar um corset: moulage, corte e costura

O passo a passo – dividido em cinco textos – irá mostrar como confeccionar um corset, partindo da técnica de moulage, planificando os moldes, cortando o tecido até a montagem na costura. Neste primeiro post, vamos mostrar como marcar as linhas principais no manequim de costura.

Descrição da peça: corset de tafetá e renda com paetês, decote coração, bojo, fechamento com zíper no centro das costas e 12 recortes no total, sendo que em cada recorte foi colocado uma barbatana de plástico.

Marque as linhas principais no manequim de costura
Primeiro é preciso preparar o manequim, se caso a medida de cintura, busto ou quadril que você pretende utilizar para fazer o corset for maior, deve-se forrar o manequim utilizando manta acrílica ou espuma, afim de dar mais volume até conseguir o tamanho que deseja. Se quiser fazer um corset com bojo, deve-se colocá-lo no busto também. Como o corset será simétrico de um lado para o outro, iremos executar a moulage de metade dele e posteriormente espelhar os moldes.

Para iniciar a moulage é preciso marcar o manequim com fitas indicando as linhas principais. Neste caso, como será elaborado um corset com dois recortes sobre o busto, não iremos marcar a linha princesa.

Para fazer as marcações, sugere-se o uso de fita de cetim de 5mm de largura. Opte por comprar cores escuras para ficar mais fácil de visualizar através do algodão durante a moulage. Para segurar as fitas no busto, deve-se utilizar alfinetes sem cabeça.

Marque a linha do centro da frente, circunferência do busto, cintura e quadril. Nas costas marque a linha do centro das costas. Cuide para que elas não fiquem tortas, pois isso pode prejudicar o trabalho. Pode-se utilizar uma fita métrica para medir e ver se as linhas ficaram equidistantes.
A linha da circunferência do busto fica na parte mais saliente (volumosa) do busto. A linha da cintura localiza-se na parte mais estreita (fina) da cintura. A linha do quadril fica na parte mais volumosa do quadril.

 

Para confeccionar um corset, deve-se marcar as linhas principais no manequim

 

Acompanhe o segundo post desta série na próxima quinta-feira.

Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

Veja também…
MANEQUIM DE MOULAGE: SABE COMO FAZER?
COSTURA DAS PERNAS E LATERAIS DA CALÇA DE ALFAIATARIA FEMININA
APRENDA A FAZER OS ACABAMENTOS FINAIS DO BLAZER FEMININO 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces