Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/08/2015

Como calcular o custo de produção da peça de roupa na etapa de criação

Saber o custo de produção da peça de roupa na etapa de criação tem grande importância tanto para o estilista ou o designer de moda quanto para a empresa de confecção. Afinal, quando se sabe de antemão o valor estimado que se gastará para produzir um determinado modelo é possível decidir já na criação se vale a pena fabricar a peça em larga escala ou não.

Outra vantagem de ter uma prévia do custo de produção da peça de roupa é evitar desperdício de matéria-prima e de horas trabalhadas numa peça-piloto que venha a ser reprovada devido a um custo elevado, que inviabiliza a venda. Isso sem contar a desmotivação que o descarte pode gerar no profissional de criação, que pode ver todo um esforço criativo em vão.

Logo, a noção de pré-custo permite maior agilidade dos estilistas e, com isso, otimiza o fluxo de informações em toda a cadeia de produção das peças de vestuário. Ainda assim, para que se consiga chegar a um valor aproximado do custo de produção da peça de roupa é preciso seguir alguns procedimentos. Um deles é obter os custos de cada tipo de material utilizado na peça, bem como os valores de alguns serviços – costura e etiquetagem.

Cálculo do custo de produção da peça de roupa na etapa de criação

O cálculo preliminar do custo de produção da peça de roupa pode ser feito de modo manual, embora essa tarefa seja bem mais rápida com auxílio da tecnologia. Uma vez que se tenha um cadastro de referências de materiais, com o fornecedor, a descrição da matéria-prima e o respectivo preço conforme uma unidade específica, é possível realizar esse cálculo de forma automatizada.

Mesmo que num momento inicial fazer esse cadastro possa requerer um certo tempo, ganha-se em agilidade no futuro, já que a confecção terá um banco de dados de fornecedores e de matérias-primas que facilitará todo o ciclo de produção. Sem contar que esse cadastro poderá ser utilizado por mais de um profissional de criação simultaneamente e em mais de um projeto.

Logo, não será necessário ter que pegar o valor gasto por cada material toda vez que se for criar uma peça. E se um tecido, por exemplo, mudar de preço com o tempo, é só alterar o valor no cadastro de referências. De qualquer forma, nada impede que o preenchimento dos materiais e processos utilizados na peça seja feito modelo por modelo, um de cada vez.

Confira na tabela a seguir algumas das informações que se deve considerar para identificar o pré-custo da peça de roupa. Vale lembrar que o valor que se chega nesta ficha não leva em conta outras despesas – aluguel, energia, tributos etc.

Detalhe de ficha técnica de vestuário feita no Audaces Idea

Cálculo do custo de produção da peça de roupa na etapa de criação

No Audaces Idea, por exemplo, para saber quanto custará a peça a ser produzida enquanto se cria o modelo, insira todos os materiais que serão utilizados na produção, como crepe, cetim, botão metal e renda guipure, conforme a tabela anterior. Como esses materiais já foram salvos em seu banco de referências, quando inseridos uma vez já trazem, de forma automática, as informações referentes à descrição de cada material, o fornecedor responsável e as observações. Em seguida, basta clicar na referência e registrar a quantidade que será usada de fato para a produção.

O mesmo acontece com outros materiais e processos salvos durante a criação do modelo. No caso dos processos, podem estar incluídos o valor da mão de obra para realizar determinada tarefa, como costura e embalagem, ou o valor de um serviço terceirizado da confecção. Na tabela apresentada anteriormente, consideramos o valor do serviço terceirizado. Você deve registrar qual é o processo a ser executado, sua descrição, o responsável pelo serviço e o custo para essa mão de obra.

Quando desenvolver a ficha técnica do modelo pelo sistema, as informações dos materiais e dos processos envolvidos para a produção já foram registradas e a tabela é criada de forma automática com os custos somados. Dessa forma, chega-se ao valor do pré-custo da peça.

Você pode também analisar se ela está dentro do target proposto (valor programado pela confecção para a peça). No Audaces Idea, há a possibilidade de se fazer alterações no modelo, ainda durante a criação, caso o pré-custo supere o target. Assim, evita-se que a peça não seja reprovada lá na frente, durante a pilotagem.

No exemplo, a seguir, o target era de 25 reais e o pré-custo foi de 26,82. Em um caso assim, o estilista poderia fazer ajustes nos materiais até chegar ao valor prévio estipulado pela confecção. Dessa forma, pode-se ter um melhor controle da produção, além de economizar matéria-prima, tempo e custos.

Cálculo do pré-custo de produção feito por meio do Audaces Idea

Leia mais:
O papel do desenho técnico de moda na indústria do vestuário
Gestão da fixação de preços
Formação de preço de venda, markup e margem bruta

2 respostas para “Como calcular o custo de produção da peça de roupa na etapa de criação”

  1. Landia disse:

    Como faço para calcular o preço de venda em reais se compro por kg?

    • Audaces disse:

      Olá Linda,
      Primeiro você pode calcular quantas kg tem o seu produto para descobrir o valor unitário que pagou e depois fazer contas relacionadas a gestão do seu negócio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

macchine taglio tessuti

04/05/2020

6 Benefícios de uma Sala de Corte Automatizada

Escrito por Audaces

24/04/2020

Modelista: Entenda o que faz e sua atuação no mercado

Escrito por Audaces

19/04/2020

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces