Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

29/10/2019

Como calcular custos de produção de moda na etapa da criação

Dentro da indústria da moda, a etapa de criação é o primeiro passo dentro de um processo linear de produção. Por isso, a concepção de novas peças é o que determinará a modelagem e, por consequência, o enfesto, o corte dos tecidos e a costura das roupas. E por conta da necessidade estratégica de antecipar a viabilidade comercial de novas coleções e competir com mais eficiência no mercado, muitas empresas hoje procuram métodos de como calcular custos de produção já nesse momento inicial.

Antecipar o custo dos produtos ainda na etapa de criação implica uma visão sistêmica e global sobre tudo que será desenvolvido dentro de uma indústria. Nesse cenário, a integração entre processos é fundamental — apenas por meio dela será possível fazer com que a etapa inicial da criação se comunique eficientemente com a produção. Em outras palavras, um sistema onde as diferentes partes estão integradas viabiliza uma criação que antecipa todos os recursos necessários à fabricação e seus respectivos custos à empresa.

Por que e como calcular custos de produção de forma antecipada

O pré-custo de novas coleções de moda é uma informação de alto valor estratégico. A partir desse cálculo preliminar, uma empresa obtém mais assertividade e segurança na hora de decidir se vale a pena ou não produzir as peças da nova coleção em larga escala.

Ao fazer a análise dos custos de produção ainda na etapa de criação, os gestores verificam a viabilidade comercial de seus produtos antes mesmo de fabricá-los. Com isso, sua empresa evita desperdício de tempo e de matéria-prima em projetos inadequados ao seu modelo de negócio.

Desse modo, o trabalho da criação é integrado ao planejamento da empresa como um todo. Gestores da área financeira e comercial podem estabelecer, por exemplo, o limite de gastos para uma nova coleção, informação que ajudará o estilista na hora de elaborar novos modelos.

Caso o estilista, no momento de criar as peças, extrapole esse target, ele pode modificar tecidos, estampas e aviamentos que está empregando para reduzir o custo e torná-lo viável ao orçamento da empresa — tudo isso sem a necessidade de produzir uma peça-piloto!

Mas como calcular custos de produção de um modo tão planejado e de forma antecipada? O caminho que traz mais segurança e resultados nesse sentido é o salto do método manual para o automatizado e digital.

As tecnologias alinhadas com o conceito de Indústria 4.0 permitem que os usuários façam simulações computadorizadas dos seus projetos de moda, proporcionando uma pré-visualização realista de cada produto. Há também a integração de módulos entre desenho e ficha técnica que, na prática, possibilita um pré-custo simultâneo com a criação.

As vantagens da digitalização e da automação para uma empresa da moda

Empresas do setor têxtil e de confecção que trabalham com procedimentos manuais podem, naturalmente, adquirir o custo de produção antes de colocar as máquinas para funcionarem.

Entretanto, isso exige cálculos matemáticos que levam tempo para serem executados, sem contar a possibilidade de gerar equívocos que ocasionariam retrabalho e desperdícios mais à frente.

Além disso, na falta de possibilidades de simulação, a empresa precisa realizar testes físicos e peças-piloto para seus projetos, o que implica em consumo de insumos, materiais e tempo operacional.

Com soluções digitais, tais como o Audaces 4D e o Audaces Idea, sistemas que fazem parte da multissolução Audaces 360, é possível integrar todas as etapas (criação, desenvolvimento e produção) de modo sistêmico e inteligente.

Tendo essa tecnologia em mãos, o estilista cria as peças em um manequim tridimensional e recebe, simultaneamente, os custos para a sua fabricação.

Nessa etapa é elaborada também a ficha técnica de forma automática, que não apenas facilitará a comunicação do estilista com o modelista, mas antecipará todas as informações orçamentárias para os gestores, o que se traduz em mais transparência às tomadas de decisão.

Dessa forma, a tecnologia garante um modo mais seguro e ágil de se calcular os custos de produção logo na etapa inicial do processo produtivo. Com isso, é possível para uma empresa descobrir suas despesas produtivas e precificar suas peças visando uma maior competitividade no mercado.

Como calcular custos de produção com o Audaces 360

A circulação de dados informatizados não se limita aos custos diretos com matéria-prima e mão de obra, abrangendo também custos indiretos de administração, aluguel, consumo de energia elétrica e de água, por exemplo.

Ou seja, a integração das informações de uma empresa em uma única solução, que é o que o Audaces 360 oferece, evita que a lucratividade da sua marca seja prejudicada por fatores muitas vezes “invisíveis” à contabilidade e que passariam mais facilmente despercebidos no método manual.

Como já dissemos anteriormente, com as tecnologias Audaces uma empresa consegue conciliar criação e pré-custo das coleções em um mesmo procedimento. Mas você sabe como se calculam os custos de produção, na prática, com o Audaces Idea, que faz parte da multissolução Audaces 360?

A nossa solução automatiza a geração de fichas técnicas e funciona como um banco de informações sobre tecidos, aviamentos, materiais variados e mão de obra, as quais podem ser cadastradas no sistema com a utilização dos mais diversos filtros.

Assim, ao criar uma peça, o estilista informa os itens previamente cadastrados que serão usados no projeto e recebe automaticamente um custo geral daquele novo produto.

Pode-se cadastrar não apenas o custo básico de determinados itens (como metros de tecido ou unidades de aviamentos, por exemplo), mas também a relação de tempo-custo para a fabricação.

Ou seja, o usuário tem a possibilidade de inserir o quanto custa à empresa uma hora de trabalho de determinados profissionais, chegando ao custo exato da mão de obra para produtos que demandem diferentes quantidades de tempo para serem fabricados.

O Audaces Idea é bastante flexível e se adapta a qualquer modelo de negócio e planejamento financeiro.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. Se você ficou interessado em adotar o Audaces 360 e todas as suas soluções na sua empresa, clique aqui para que um dos nossos consultores entre em contato com você.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

12/08/2020

Fashion revolution: a moda precisa mudar

Escrito por Audaces

11/08/2020

Do papel para a modelagem digital: conheça a história de Dona Ada

Escrito por Audaces

07/08/2020

O que é o tecido Helanca?

Escrito por Audaces