Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/09/2018

Como atuam os diferentes fornecedores na cadeia produtiva de moda

Por Fabiano Fernandes Reis
Docente da Denim School – Escola de Jeans, nas áreas Têxtil e de Vestuário; Mestre em Política Científica e Tecnológica e especialista em Jeans Wear

 

A cadeia produtiva de moda é ampla, formada por diversos tipos de empresas que fabricam produtos e prestam serviços. Essas empresas possuem diferentes portes e cada fornecedor desempenha uma atividade específica nessa cadeia de suprimentos. A figura a seguir monstra a organização da cadeia produtiva de moda:

 

A relação do comprador de moda com seus fornecedores (da cadeia acima), tem função vital para uma empresa de moda. Por isso é fundamental que um comprador que atua na cadeia produtiva de moda tenha uma rede de fornecedores que ofereçam produtos e serviços que atendam as suas necessidades para o desenvolvimento de sua coleção.

Além dessa rede de fornecedores, o comprador de moda precisa ter um bom planejamento de compras definido. Esse planejamento deve levar em consideração quais são as categorias e linhas de produtos que serão compradas para desenvolver uma coleção de moda que tenha sucesso nas vendas.

Com as categorias e linhas de produtos definidas, o comprador irá definir em sua rede de fornecedores quais deles tem potencial para atender e fornecer produtos para a sua coleção.

Para definir qual será o fornecedor ideal, o comprador deve levar em consideração, além do preço das matérias-primas e serviços, outros pontos em relação ao seu fornecedor. Confira quais são os pontos principais que o comprador deve avaliar para escolher os seus fornecedores:

  • Qualidade do produto;
  • Prazos de entrega;
  • O nível de moda do produto;
  • Comunicação e feedback;
  • Personalidade compatível entre as partes;
  • Produção eticamente correta.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces

28/05/2019

Empresa do segmento Fitness reduz 50% de tempo no desenvolvimento de produto

Escrito por Audaces