Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/12/2012

Chanel e o processo de criação

Sempre que imagino um look, uma estampa ou um objeto de desejo, tento identificar de onde ele surgiu. E, invariavelmente, ele surge de algum elemento do passado: uma lembrança boa, um que de conforto, uma estampa da casa da avó. A criação surge sempre do nosso eu mais profundo e se funde com elementos do cotidiano em uma harmonia singular, que cria o nosso estilo pessoal.

No filme Coco antes de Chanel é muito presente essa memória afetiva, que aparece nas coleções da estilista. O estilo navy, que foi criado a partir da sua primeira visita ao mar, as rendas e pérolas, resquícios da sua vida no castelo, o preto e o corte austero, presentes nas roupas masculinas, usados por ela para se desvencilhar desse domínio…

Sua infância pobre, o abandono pelo pai, a forma como se relacionava com os homens certamente contribuíram para que ela se transformasse em uma mulher forte e independente. Tirando as amarras do espartilho e com a “estranha ideia” de trabalhar pelo seu sustento, Coco Chanel foi a primeira grande feminista e primeira mulher a estar entre os grandes do mundo da moda.

Seu processo de criação passional e absolutamente contemporâneo é apreciado até hoje e seu nome, sua marca e sua personalidade serão sempre sinônimos de ousadia, vanguarda e estilo. Como ela dizia: “a moda passa, o estilo não!” Traduzindo: tenha personalidade, respeite o seu corpo e construa seu estilo.

Por Carol Meyer

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces

28/05/2019

Empresa do segmento Fitness reduz 50% de tempo no desenvolvimento de produto

Escrito por Audaces