Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/03/2014

Carreiras da moda: profissionais que atuam com consultoria

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Existem diferentes profissões que as pessoas interessadas em moda podem seguir. Nos posts anteriores falamos o mercado da moda e quais são as carreiras disponíveis nas áreas de criação e produção, na comercialização  e na divulgação. Neste texto, iremos abordar as principais carreiras da moda que atuam em consultoria no universo fashion.

Carreiras da moda: profissionais de consultoria

Consultora de imagem – Dedicado a cuidar da aparência das pessoas, esse profissional estuda o perfil do cliente, define o estilo e assessora-o na montagem do guarda-roupa, na combinação das peças, no corte de cabelo e na maquiagem.

Personal shopper – Esse profissional considera os hábitos e necessidades do cliente e realiza compras visando o melhor aproveitamento das peças anteriormente adquiridas por ele. Essa profissão exige boa noção de moda e um pouco de psicologia para interpretar os anseios do cliente.

 

Personal Shopper é uma das carreiras da moda que podem ser seguidas por interessados no universo fashion/ Reprodução

 

Pesquisador de moda – O trabalho do Pesquisador é de munir constantemente o Estilista, Designer têxtil, Departamento de Marketing da empresa ou Bureau de Estilo de atualizações sobre tendências e comportamentos do mercado de moda.

Consultor empresarial de moda – Atua nas áreas de planejamento e desenvolvimento de coleções, pesquisa de perfil de consumidor, treinamento de equipes de compra ou venda, na implantação de processos de automação, entre outras necessidades das empresas solicitantes.

Personal Stylist – Consultor de Moda ou especialista que define o estilo do cliente e pode transformar o guarda-roupas dele ou propor um look para uma festa. Geralmente é contratado por personalidades do meio artístico, políticos e executivos. Esse profissional atua resolvendo todos os problemas relacionados ao vestuário, vasculhando o armário do cliente e orientando-o como utilizar suas roupas.

Fonte:
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/estudo-revela-dados-sobre-desempenho-da-industria-textil-e-de-confeccoes/78079/

DWYER, Daniela. “As engrenagens da moda”. SENAC Rio: Rio de janeiro, 2010.

Leia também…
– Mercado da moda oferece variedade de planos de carreiras
Profissões da moda: da criação à produção
Profissional de moda: profissionais atuam na comercialização 
Profissionais que atuam na moda: da produção à divulgação

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces