Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/11/2014

Caramelo: o novo coringa

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Não é o novo preto, nem pretende sê-lo, no entanto é um concorrente de peso. Tom acastanhado, mais escuro que o bege, mais claro que o castanho, que se arrasta por uma paleta dourada de caramelo. O camel, camelo ou simplesmente caramelo poderá ser uma cor difícil de definir, mas é fácil de vestir. Enquanto neutro, pode ser combinado com qualquer cor e usado em qualquer peça um coringa das composições quando se busca elegância e simplicidade. Foi umas das cores mais utilizadas por celebridades no verão do hemisfério norte e também bateu cartão nas passarelas.

Muitas cores questionam o reinado do preto. A cada estação a versatilidade da cor é incomodada por uma nova cor no sistema moda, desta foi o caramelo. Na verdade a utilização desta cor não chega como novidade, mas como confirmação de cor para o verão que sempre foi uma cor de inverno. Em 2013 o caramelo voltou com força total nas passarelas da marca francesa Choè que fazia uma visitação aos anos 70.

 

 

 

 

Choè inverno 2013/Reprodução.

Se o preto é elegante, o caramelo não lhe fica atrás. Confere uma atitude clássica aos visuais, com uma ligeireza que o preto raramente consegue. É cor de eleição de casacões e trench coats pela estação fria. Cachecóis, echarpes e lenços também. No verão, as blusas e as saias tomam a cor pela leveza e fogem aos clichês florais e cores fortes da estação. Para o criador de moda – aqui no Brasil -, colocá-lo em seu alto verão em tons mais claros é uma boa opção para que seja dada continuidade desta cor no inverno que deve ser lançado em março.

 

 

 

 

Harley Vieira – Newton. Fonte: Vogue PT.

 

 

Ellen Page. Fonte: Vogue PT.

Em look total ou combinado, nos sapatos ou nos acessórios, o tom camel tem a capacidade quase exclusiva de tornar cada peça mais extravagante, só pela modéstia não simples do seu tom. Se fosse um cantor, seria David Bowie. Se fosse uma atriz, seria Tilda Swinton. Se fosse um filme, seria Pulp Fiction. Se fosse um tema musical, seria Four Seasons, de Antonio Vivaldi. Pela riqueza e transversalidade do tom, dedica-se uma ode ao caramelo através dos visuais daquelas que melhor o sabem enxergar, sinônimo de sofisticação que agora sai do pedestal e ganha a grande massa fashion. Adoce sua coleção e invista no caramelo.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces