Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

08/08/2013

Branding na moda proporciona valor e significado às marcas

As mais conhecidas grifes de moda tem algo especial em comum, elas tem uma marca forte e de imagem relevante no mercado. Essa presença pode ser conquistada com um produto de qualidade que proporcione experiência ao consumidor e, claro, com ações de branding na moda. Essa relação de valorização da marca e do produto se deve ao fato das pessoas não consumirem um objeto pelo que ele é, mas pelo seu valor de uso, prestígio, status e da posição social que confere.

O artigo "Branding como vantagem competitiva para marcas do setor de moda" destaca a importância do investimento em branding na moda. Essas ações estão ligadas à gestão de marca e atuam no sentido de elevá-la além do aspecto econômico, tornando-a parte da cultura e da vida dos consumidores.

As grifes criam em torno de si um mundo de “encanto” apresentando conceitos nos desfiles de moda, nas lojas e nas campanhas. Proporcionam a ideia de que utilizar seus produtos é integrar este universo de sonho. Marcas como Chanel Louis Vuitton trazem em suas marcas um grande conceito de elegância, sofisticação, trabalhados ao longo da história e criam vínculos com o público que consome a marca.

É importante destacar que algumas grifes de destacam em razão da marca, ou seja, estão apoiadas no conceito de brand equity. Segundo o artigo este conceito se refere ao “valor patrimonial que uma marca representa para a empresa. Para o consumidor, brand equity é o quanto ele se dispõe a pagar a mais devido à síntese da experiência positiva de valor que a marca lhe assegura”. Uma marca ganha força e representatividade com a experiência do cliente – sente, vê, aprende, ouve – e remete a bons momentos vividos pelo consumidor.

Esse investimento em fortalecimento de marca no setor de moda ganha importância, entre outros fatores, pelo curto ciclo de vida dos produtos. As empresas precisam investir em estratégias de comunicação que provoquem desejo e atração do consumidor pelo produto, trazendo uma “moda” nova e encantadora. Neste sentindo, o branding na moda age no emocional do consumidor, torna a grife desejada e, por consequência, seu produto.

Logo, as ações de branding na moda atuam no sentido de possibilitar vínculo forte, duradouro e de confiança com o cliente e proporcionam vantagem competitiva neste mercado competitivo que é o de moda. Para se destacar, as empresas precisam compreender que ter uma estratégia de marca torna-a forte e frequentemente lembrada e presente na vida do consumidor.

Fonte:
Artigo “Branding como vantagem competitiva para marcas do setor de moda

 

Leia mais:

Gestão de marca na moda – Parte 1

Gestão de marca na moda – Parte 2 – Brand Equity

Produção de moda: aprendendo com os erros

O Marketing da Marca

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces