Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/11/2014

Benefícios proporcionados pelo corte automático de tecido

Ter um equipamento e utilizar todos os recursos que ele proporciona na produção das peças de vestuário, pode otimizar o tempo de fabricação, melhorar a qualidade do produto final e agregar aos modelos produzidos industrialmente características artesanais. A máquina de corte automático Audaces Neocut  é um desses equipamentos, que pode ser utilizado para aumentar a produtividade, agregar qualidade ao produto e gerar resultados similares à produção artesanal. O engenheiro eletricista e um dos projetistas da máquina de corte automática Audaces Neocut, Andre Pavilionis, fala em entrevista sobre as vantagens e benefícios que o equipamento pode agregar à produção.
 
A máquina de corte automática Audaces Neocut traz vantagens como o corte do tecido com qualidade, uma interface fácel de ser operada por qualquer pessoa, economia de tecido, entre outros. Quais os outros benefícios proporcionados pelo equipamento?
A Audaces Neocut também traz outros benefícios como o corte de tecidos com mais qualidade, constância e melhor acabamento. O fato de trabalhar com maior regularidade na produção, trabalhando com ritmo mais intenso e sem interrupções, gera um desejável ganho de produtividade.
 
Realizar o corte de tecido em forma de franjas com a Audaces Neocut é diferente do realizado manualmente?
Sim. No corte manual quando se vai cortar o tecido para fazer as franjas precisa operar os equipamentos de corte – podendo ser ele uma tesoura, uma máquina manual, ou até mesmo uma serra de fita – no sentido de corte de fora para dentro do molde, o que causa o efeito "sanfona" no tecido. Com a máquina automática Audaces Neocut, o corte do enfesto é feito de dentro para fora, situação que evita o "sanfonado" no tecido e dá um excelente acabamento e maior precisão às peças.
 
Além disso, a Audaces Neocut faz o corte de forma a manter todas as franjas no mesmo tamanho, resultando em tiras com o mesmo padrão: tamanho e espessura. Tudo isso pelo fato do corte ser realizado de dentro para fora do molde, o que faz com que o tecido permaneça na posição natural, garantindo a qualidade do corte das tiras.

Audaces Neocut

 
A máquina pode ser utilizada para cortes no interior dos moldes?
Sim. Tudo o que for corte interno no molde, a Audaces Neocut faz de forma simples, rápida e com maior qualidade do que quando feito de forma manual. A máquina ainda tem a vantagem de produzir em larga escala e, independente da realização do corte interno ou externo, não precisa parar o equipamento para trocar o tipo de ferramenta de corte, pois utiliza a mesma faca para ambos os procedimentos. No caso do corte manual, o corte interno nas peças pode ser realizado de forma artesanal com tesoura, porém, esta etapa só é possível após o corte do contorno externo do molde, situação que provoca atraso na produção.
 
Existem outras operações que a Audaces Neocut realiza com qualidade e podem ser um diferencial na produção nas confecções?
 Sim. Além do corte tradicional do contorno externo, a Audaces Neocut permite fazer o corte de linhas internas, para bolsos internos em paletós por exemplo, além de furos de diversos diâmetros no interior dos moldes. O recurso também pode ser explorado pelo estilista e pela modelista para fazer pequenos furos de referência nas peças. Essas possibilidades dão margem à criatividade, pois ampliam as possibilidades de acabamento, detalhes e permite a fabricação de um produto diferenciado.
 
O aquecimento da lâmina pode ser prejudicial durante o corte do tecido. A máquina possui algum sistema para evitar o aquecimento da lâmina?
Sim. A Audaces Neocut possui um sistema de resfriamento da lâmina, o que faz grande diferença principalmente no corte de tecidos sintéticos. O aquecimento da faca de corte pela fricção natural com o material que está sendo cortado, pode fazer com que as camadas de tecido fiquem "coladas" umas nas outras, o que é indesejável. O sistema de resfriamento da Audaces Neocut faz com que a lâmina não chegue a atingir uma temperatura na qual possa fundir as lâminas do tecido no enfesto, permitindo cortar materiais sintéticos com a mesma qualidade dos demais tecidos e materiais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-e-costura-novo-podcast-apresenta-influenciadora-digital-audaces

20/09/2019

Novo podcast apresenta influenciadora digital que ensina modelagem e costura

Escrito por Audaces

desenvolvimento-de-colecao-de-moda-estrategias-acertar-audaces

19/09/2019

3 estratégias para acertar no desenvolvimento de coleção de moda

Escrito por Audaces

17/09/2019

Gestão de moda: 7 cases de sucesso para se inspirar

Escrito por Audaces