Benefícios da otimização de processos nas empresas de Moda

Para abrir um negócio e fazê-lo funcionar corretamente, o empresário precisa lidar com diversos fatores e variáveis. É essencial, por exemplo, determinar quais produtos serão colocados à venda, fazer uma precificação correta e prever qual é e será o comportamento do mercado e da concorrência. Se esses elementos estiverem em harmonia, as chances de a marca ter sucesso são grandes. Ao longo do percurso de uma confecção de moda, porém, algumas dificuldades podem surgir, fazendo com que seja necessário rever estratégias.

Um problema muito comum são os ruídos de comunicação, que levam à desmotivação dos funcionários e ao enxugamento da receita. A melhoria dos processos é um fator primordial para reverter esse tipo de problema e a tecnologia é uma importante aliada. Os benefícios da otimização vão da redução de falhas até a melhora de relacionamento entre as equipes. O faturamento também é impactado significativamente, uma vez que, corrigidos os erros, a produtividade aumenta.

Saiba identificar gargalos de produção e conheça os benefícios da otimização dos processos

Como você sabe, a produção de uma peça passa por uma série de etapas e envolve o trabalho de diferentes profissionais. Para que tudo saia como o planejado, é fundamental que as equipes de criação e modelagem estejam entrosadas e alinhadas. Uma comunicação ineficiente entre setores gera retrabalho e atrasos de entrega, causando prejuízos consideráveis para as empresas de moda.

Imagine quanto tempo é perdido caso, durante a confecção de um artigo, o modelista precise tirar dúvidas com o estilista frequentemente. A probabilidade de que o trabalho não flua corretamente, com idas e vindas intermináveis entre as etapas de criação e de pilotagem, é muito grande. O risco de erros aumenta e a produtividade cai vertiginosamente.

Outro problema comum é verificar que a peça é cara demais para ser produzida (em razão dos custos com tecido, linhas de costura ou aviamentos) apenas na fase da pilotagem. Quando a reprovação de um modelo acontece nesse momento, o empresário já perdeu grande parte de seu faturamento com a mão de obra que poderia ser mais bem aproveitada e com materiais que sequer serão usados.

As dificuldades associadas a uma comunicação ineficaz vão além:

  • – Informações incompletas na ficha técnica;
  • – Atrasos nas entregas das coleções;
  • – Aumento de custos;
  • Preços não atrativos;
  • – Redução da competitividade no mercado de confecção;
  • – Queda no lucro.

Uma das formas de superar esses obstáculos é promover a otimização dos processos da sua empresa. Os benefícios da otimização são muitos e ocorrem em diversas etapas de uma confecção. Um desses benefícios é o preenchimento correto e padronizado da ficha técnica. Esse documento orienta toda a cadeia produtiva da confecção, da criação à finalização da peça, e, por isso, é fundamental que ele seja bem construído.

Entre as características de uma ficha técnica bem produzida estão o desenho técnico perfeito, o que possibilita que ele seja facilmente interpretado pelo modelista, e a descrição do aviamento e das matérias-primas que serão utilizadas no novo modelo. Já existem diversas tecnologias que ajudam na criação de uma ficha técnica perfeita e com dados preenchidos de forma automatizada.

A possibilidade de prever os custos de um modelo ainda na fase de criação é outra vantagem. Essa prática garante o controle das informações, mais assertividade no momento da finalização da coleção e a redução dos gastos com materiais e mão de obra.

Como aumentar os lucros da sua confecção com a ajuda da tecnologia

A multissolução Audaces 360 oferece diversos benefícios da otimização de processos por meio da tecnologia. Os sistemas viabilizam a simulação dos custos com tecidos, aviamentos e mão de obra ainda no estágio de criação. Dessa maneira, é possível verificar se o preço de determinada peça está compatível com o planejamento de preço de oferta no mercado, além de poder fazer uma projeção mais exata dos custos e dos lucros de cada coleção.

As funções automáticas de graduação de tamanhos dos moldes e cálculos de encaixe, permitem otimizar a quantidade de matéria-prima necessária para a produção. Isso significa que, com um custo menor, o empresário consegue produzir o mesmo volume de peças. O resultado? Mais lucro para a sua confecção!

Quer que a sua empresa perceba na prática os benefícios da otimização de processos? Entre em contato conosco. Para saber mais sobre esse assunto, recomendamos o download do e-book “Como melhorar a comunicação dentro da confecção“.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *