Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/07/2013

Avaliação da qualidade do tecido: identificando os defeitos

Um dos problemas das confecções são os tecidos com defeitos. Eles chegam em rolos, então, nem sempre é possível identificar onde estão as falhas: fios puxados, rasgos, manchas, barramento com outro tipo de fio, entre outros. Quando não é feita a avaliação da qualidade do tecido, essas falhas passam despercebidas na produção, dão origem a roupas depreciadas e que, algumas vezes, não podem ser aproveitadas.

Para evitar que esses transtornos aconteçam, é essencial que os profissionais da produção estejam atentos e façam a revisão dos tecidos, principalmente no enfesto. Conhecer a nomenclatura dos defeitos de fabricação torna mais simples, fácil e objetivo a identificação do problema e o relato ao fornecedor.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou a norma NBR 13378 sobre Tecidos planos, Defeitos e terminologia. O documento aponta os diversos tipos de defeitos – devido às fibras, aos fios, ao tecimento ou tingimento e estamparia – que podem ser encontrados nos tecidos planos.

Para identificar esses problemas, o ideal é que seja feita a revisão no tecido, onde é realizada a separação e a marcação dos defeitos e também a metragem. Para identificar os problemas na fabricação do material deve-se utilizar etiquetas, lacres ou linhas inseridas na ourela, conforme recomenda a norma ABNT NBR 13484, a qual define o melhor jeito de catalogar esses problemas. Esses apontamentos feitos a partir da avaliação da qualidade do tecido auxiliam na decisão do corte ou não do tecido, bem como o local em que o defeito se localiza, se é significativo ou coincide com algumas costura.

Abaixo segue uma lista com alguns dos principais tipos de defeitos que podem ser encontrados nos tecidos e que pode ser utilizada para realizar a avaliação da qualidade do tecido:

 

Fonte: Guia de normalização para confecção/ Sebrae

 

 

Para conhecer outros defeitos encontrados nos tecidos, bem como buscar mais informações sobre o assunto o “Guia de Normalização para Confecção” do Sebrae traz diversas dicas sobre este e outros temas. Acesse o documento aqui.

 

 

Leia mais:

Qualidade do tecido: Pontos a serem avaliados no recebimento de tecidos

Aproveitamento de tecido: como aproveitar melhor o tecido e diminuir o consumo?

Avaliação da qualidade do tecido: identificando os defeitos
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces