Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/11/2015

Austin Kleon traz dicas para os dias sem criatividade

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Todo mundo que trabalha com criatividade já passou – ou vai passar – por momentos de total falta de inspiração. Para nós profissionais de moda, isso gera um grande problema pois trabalhamos com prazos muito curtos e apenas esperar que as ideias apareçam não é uma opção. Foi pensando, justamente, nesses dias que o autor Austin Kleon escreveu Roube como um Artista – 10 dicas sobre Criatividade. O escritor divide com os leitores valiosas dicas para os dias sem criatividade, que aprendeu ao longo de sua trajetória profissional.

 

 

Austin diz que nada vem do nada e que nenhuma ideia é totalmente original, cabe a cada um mesclar suas próprias referências até chegar em algo que expresse sua própria visão das coisas.

 

 

Nossas referências são essenciais para o processo de criação. No livro, o autor defende a ideia de que ‘lixo que entra é lixo que sai’, ou seja, a qualidade final de um trabalho será tão boa quanto as inspirações utilizadas para realizá-lo. Daí a importância de se aprofundar nas pesquisas e também cercar-se de pessoas talentosas que possam ser exemplo.

 

 

Austin sugere que todos tenham um ‘caderno de roubos’ em que seja possível arquivar as referências coletadas, no dia a dia, para que possam ser consultadas depois. Ele fala que é importante guardar também aquilo que achamos interessante, mas não vemos utilidade no momento pois no futuro, principalmente nos dias de pouca inspiração, elas podem ser uteis. Essa dica é valiosa para os dias sem criatividade.

Roube como um Artista – 10 dicas sobre Criatividade é um ótimo livro para se ter em casa e ser relido de tempos em tempos. Embora o conteúdo seja formado de coisas básicas que todo criador já tem – ou deveria ter – conhecimento, é importante relembrar para manter a criatividade em ação.

Gostou das dicas para os dias sem criatividade? Já montou o seu caderno de roubos? O que você costuma fazer nos dias sem inspiração? Escreva sua opinião nos comentários!

 

Saiba mais:
Livro: Design de estamparia têxtil
Dzi Croquettes: inspiração e irreverência no Brasil há 40 anos
Moda brasileira: criação, cópia ou inspiração?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces