Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/03/2013

Arte inspira novas coleções de moda

 

Para construir as coleções, os estilistas buscam na arte a inspiração para levar novidades às passarelas. Eles usam as formas dos desenhos, as cores ou mesmo as estampas para traduzir nos desfiles as impressões e estilos dos artistas.
As obras de pintores de todas as épocas são usadas como referências para as coleções de moda nacionais e internacionais. Alguns looks ganharam fama devido a importância que possuem. Uma dessas criações é o clássico day dress que tem leva o nome de Mondrian, criado por Yves Saint Laurent em 1936.

A peça foi inspirada nos quadros do holandês Pieter Mondrian, um dos grandes nomes do modernismo. Ele se destacou com obras abstratas geométricas, principalmente em formatos retangulares, e pela utilização de cores primárias – vermelho, azul, branco, preto e amarelo. Essas características da obra podem ser visualizadas no vestido do estilista.

 

 

 

 

 

Imagem: Moda ETC

Os estilistas Kate e Laura Mulleavy, da grife Rodart, levaram para as passarelas o verde e o roxo, presentes no filme Bela Adormecida, e mixaram com as imagens dos quadros de Vincent Van Gogh. As obras são identificadas nos vestidos de saia evasê e cintura marcada. O ar moderno nas peças ficaram por conta das camadas extras nos tops e recortes geométricos.

 

 

 

 

Imagem: Moda ETC

Já a coleção de Alert Kriemler, produzida em 2009 para a grife Akris, buscou inspiração nas obras de Claude Monet. As fluidas pinceladas do artistas impressionista foram retratadas nas estampas das roupas criadas pelo estilista.

 

 

 

 

Imagem: Moda ETC

A grife Tufi Duek levou às passarelas do São Paulo Fashion Week verão 2014 uma coleção inspirada em Pablo Picasso. O diretor criativo da marca, Eduardo Pombal, criou peças leves e sofisticadas, geométricas e fluidas. O rosa, cor dos momentos otimistas do pintor, surge com o branco como base.

 

 

 

 

Imagem: site Carola Duarte

Esses são apenas alguns exemplos de como a arte empresta o traço para o estilista se inspirar e levar às passarelas novidades nas coleções.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces