Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/12/2012

Arte e moda: a genialidade criativa de Hussein Chalayan

As aproximações entre arte e moda vêm de longa data; o que me parece, no entanto, é que há uma exacerbação desse fato nas últimas décadas. A propósito, não só entre esses dois campos, mas o que se infere é que o cruzamento de diferentes linguagens e materiais parece ser uma espécie de condição dos processos de criação na atualidade.

Nas diversas operações de produção e expressão da cultura contemporânea, uma rede intricada de conceitos envolve a combinação entre diferentes linguagens e a transposição de uma linguagem em outra, cujas fronteiras estão cada vez mais tênues e o diálogo, o esgarçamento e as rupturas de limites cada vez mais intensos e constantes.

Designers de moda (desde sempre) usam a arte como inspiração e artistas plásticos, com frequência, têm desenhado roupas e/ou desenvolvido projetos na área da moda. Esta abordagem se concentra nas trocas, isto é, nos empréstimos estéticos e nas referências, relações que uma área recebe/cede/estabelece com a outra.

 

Imagem: Reprodução

O produto-obra do estilista-artista Hussein Chalayan (1970-) é bastante representativo desse fenômeno. Chalayan é um daqueles profissionais que transita entre a arte e a moda com maestria! Suas criações vão desde uma inusitada saia-mesa (ou seria mesa-saia?) de madeira, uma instigante instalação-cápsula-útero usada por Lady Gaga no Grammy em 2011, até looks para Michelle Obama e para a esportiva Puma. Enfim, suas produções circulam pelos museus e pelas ruas (a rua, aqui entendida como sinônimo de produto usável).

 

 

 

 

Imagem: Reprodução
 

Inovador, Chalayan é (mais) reconhecido por sua capacidade de elaborar peças inventivas e emblemáticas e por suas apresentações performáticas. Ações que, inevitavelmente, passam pela experimentação com materiais inusitados e integração da tecnologia aos processos criativos. Em tempo: Chalayan também é um adepto da tradição e, de modo surpreendente, consegue o feliz meio termo entre o tradicional e o contemporâneo – o que é visível em seu trabalho.

Por Clícia Ferreira Machado
Consultora da Federação das Indústrias de Minas Gerais

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces