Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/09/2013

Aplicação do cós e passantes em calça de alfaiataria feminina

Nos primeiros posts desta série – Calça de alfaiataria feminina: como fazerMontagem do bolso faca dianteiro de calça de alfaiataria femininaAplicação de zíper em calça de alfaiataria feminina e Costura das pernas e laterias da calça de alfaiataria feminina ensinamos a montar as primeiras etapas da peça. Já no texto de hoje, o último desta série, ensinaremos a fazer aplicação do cós e passantes em calça de alfaiataria feminina.

Passo a passo

Passo 43 – Esta é a primeira etapa do passo a passo da aplicação do cós e passantes em calça de alfaiataria feminina. Primeiramente, para montar os cinco passantes da calça, deve-se passar uma costura de overloque em uma de suas laterais, dobrá-lo deixando esta costura por cima da lateral sem acabamento. Outra forma é, se caso o passante for largo como no caso da calça exemplo, pode-se costurar como um roletê e desvirar o passante. Passe no ferro para o tecido ficar vincado. Aplique duas costuras retas, uma de cada lado do passante. No exemplo foi aplicada uma costura a 0,5 cm da borda.

Passo 44 – Posicione os passante na calça, alfinetando-os. A posição dos mesmos deve ser marcada na modelagem através de piques.

Passo 45 – Posicione o cós junto a calça, alfinetando a parte frontal do cós (a parte sem acabamento) sobre a cintura (de dentro para fora). Aplique uma costura com a máquina reta. Se caso o cós não encaixar é necessário verificar a modelagem. Corte fora a parte excedente do zíper.

 

Aplicação do cós e passantes em calça de alfaiataria feminina/ Divulgação

Passo 46 – Desvire o cós e passe à ferro, alfinetando-o sobre a calça. Faça um pesponto na parte inferior para fechar o cós com a calça. Na calça exemplo, esta costura foi realizada a 0,5 cm da costura, mas também existem outros casos onde o pesponto é realizado por cima da costura anterior, a fim de ficar imperceptível na parte de fora da calça. Não passe a costura em cima do passante ao fazer esta operação.

Passo 47 – Realize um pesponto ao redor de todo o cós. Prenda a parte superior dos passantes com um alfinete, dobrando a margem de costura para baixo e passe uma costura reta.
Passo 48 – A aparência da calça ficará conforme figura a seguir. Pode-se fazer o fechamento do cós com ganhos ou botões. A bainha de uma calça de alfaiataria geralmente é invisível, podendo tanto ser feita na máquina de costura quanto à mão.

 

 

 

Divulgação

 

Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

Veja também…
Calça de alfaiataria feminina: como fazer

– Montagem do bolso faca dianteiro de calça de alfaiataria feminina

– Aplicação de zíper em calça de alfaiataria feminina

– Costura das pernas e laterias da calça de alfaiataria feminina
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces