Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/08/2018

Alfaiataria 4.0: veja como a tecnologia está renovando e melhorando o ofício do alfaiate

A Indústria 4.0 é um dos assuntos mais discutidos atualmente quando falamos de inovação. Ela chegou para tornar os processos da manufatura mais integrados, conectados e, consequentemente, mais rentáveis. Uma das vertentes dessa mudança no setor têxtil é a Alfaiataria 4.0, que permite agregar valor aos produtos, satisfazendo os clientes de forma mais eficiente e inteligente.

Com linhas de produção transparentes e mais enxutas e o desenvolvimento de peças em tempo reduzido, a Alfaiataria 4.0 está transformando um dos ofícios mais tradicionais do universo da moda. A automatização garante a padronização dos métodos de trabalho, facilita o gerenciamento da confecção e otimiza o trabalho das equipes envolvidas na criação e na produção do segmento.

Que tal ouvir esse post em vez de ler? Basta clicar no player abaixo!

Mas o que é, de fato, a Alfaiataria 4.0?

Muitas pessoas ainda relacionam o alfaiate àquele profissional que trabalha sozinho e costura, manualmente, cada blazer, terno ou calça. Mas a alfaiataria pode, sim, ser consumida de forma massificada.

A boa notícia é que pouco a pouco essa realidade “tradicional” do alfaiate vem mudando. Grandes marcas já adotaram a automação de seus processos e a Alfaiataria 4.0 surge para comprovar que é possível ter uma produção em série sem perder a exclusividade de uma peça clássica.

Essa nova forma de produzir e as soluções existentes no mercado para tornar a confecção das peças de roupa mais eficiente são alguns dos assuntos do nosso webinar “Alfaiataria 4.0”, que conta com a presença do especialista Akihito Hira.

Utilizando tecnologias avançadas de computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT), entre outras que são características da Indústria 4.0, é possível obter uma peça altamente customizada sem que seja necessário perder tempo com provas intermináveis de roupa ou com o retrabalho.

Akihito Hira, que é professor do Senai Cetiqt Rio de Janeiro, tem ampla experiência em tecnologia aplicada ao ramo da confecção, modelagem, alfaiataria e marketing de moda. Para o especialista, além de tornar a produção das peças mais ágil e otimizada, os avanços tecnológicos ajudam a reduzir o excesso de estoque – problema recorrente na indústria da moda.

Como as soluções tecnológicas estão transformando o mercado de alfaiataria

As tecnologias disponíveis no mercado atual permitem uma produção muito mais ágil e inteligente. Os custos de cada projeto são calculados ainda na etapa de criação e a visualização do produto final já é possível desde o primeiro momento. Mesmo assim, ainda há muito espaço para evoluir.

No nosso webinar, Akihito Hira comenta sobre alguns estudos nessa área em andamento no Brasil e no exterior que prometem revolucionar ainda mais esse mercado. Um deles é o escâner corporal, projeto que está bastante avançado em países como França e Estados Unidos.

Por meio dessa tecnologia é possível obter, em poucos segundos, todas as medidas do cliente sem precisar recorrer às fitas métricas. A necessidade de provas também é eliminada, uma vez que o equipamento fornece os dados de cada cliente com exatidão.

Outra vantagem é que as informações dos clientes ficam gravadas em um sistema e podem ser acessadas rapidamente assim que uma nova peça for confeccionada. A cor da estampa, o formato da gola e o tecido que será utilizado também são elementos que podem ser escolhidos em um software, tornando o processo muito mais simples.

Segundo o especialista, até mesmo na confecção bespoke – termo que surgiu na Inglaterra para denominar uma peça única –, criada especialmente para alguém, é possível utilizar a Alfaiataria 4.0. Esse também será um tema discutido durante o nosso webinar.

Ficou interessado em conhecer melhor as tendências para o setor de alfaiataria? Então acesse o nosso webinar, que é gratuito! Garanta a sua vaga neste link ou clicando na imagem abaixo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces