Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

28/11/2013

Acessórios coloridos deixam looks elegantes e vibrantes

Não se trata de nenhuma novidade o comentário que as coleções de outono inverno são sempre menos coloridas que as coleções de primavera verão. Vale lembrar que enquanto o hemisfério sul se prepara para receber os produtos para uso nas estações quentes, o hemisfério norte se retrai porque o frio se aproxima. Portanto, dependendo do seu referencial, a cartela de cores pode variar.

Concordando com o fenômeno da mobilidade, onde as fronteiras geográficas tem se tornado cada vez mais tênues, uma coleção sintonizada com a realidade deste início de século 21 “em teoria” não deveria mais considerar as estações do ano, ou as limitações que elas possam nos trazer. A tecnologia já tem trazido soluções mais que testadas e aprovadas no que tange aquecimento e resfriamento de ambientes.

 

Acessórios multicoloridos ajudam a compor os looks sóbrios/ Reprodução

Com tudo isso, há no momento, uma unanimidade entre os editores de moda: a utilização dos acessórios coloridos e contrastantes como ponto de equilíbrio no visual, seja ele de inverno ou verão.

Já faz algumas temporadas que se percebe calçados, bolsas e bijuterias mais coloridos, menos tradicionais, assim como se prega que o uso dos mesmos não deve seguir a combinação clássica de tom sobre tom. Vale uma olhada nos detalhes da última temporada de moda brasileira, ou nos lançamentos internacionais.

Nesse sentido, as empresas têm trazido uma gama inusitada de materiais utilizados na confecção de acessórios coloridos. Por isso, assim como as roupas, cada vez mais os calçados, bolsas e bijuterias tendem a ter seu ciclo de vida acelerado e reduzido, acompanhando o calendário de lançamentos e declínios dos produtos.

É aí que se percebe que a ausência de cor num guarda-roupa repleto de pretinhos básicos, cinzas e marrons pode ser completamente compensada com bolsas estampadas e em tons alegres. E a tendência ao uso de estampas está longe de sair dos holofotes.

 

 

 

Acessórios multicoloridos e estampados estão ganhando espaço no mercado/ Reprodução

 

Mas, as estampas por chamarem mais atenção do que uma superfície lisa, tendem a permanecer mais tempo na memória de quem a visualizou. Por isso, aquele velho ditado de que uma roupa estampada tem seus dias contados é válido, porque todo mundo percebe quando você a veste novamente.

E como contraponto para um visual equilibrado, a regra que mais vale é aquela que diz: vestuário vibrante, acessórios sóbrios; vestuário discreto,acessórios coloridos. Não é à toa que as estampas têm migrado das blusas e vestidos para os acessórios, socialmente mais aceitos quanto usados continuamente e repetidos sistematicamente.

Pensando nisso, algumas marcas têm trazido as estampas para todas as superfícies possíveis, gerando novas tendências e inovando. O recado está dado, faça sol ou chuva: tenha sempre alguma peça estampada no seu visual.

Por Maria Alice Rocha
Doutora (PhD) em Design de Moda

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/11/2019

Como fazer o desenvolvimento de coleção de moda com maior eficiência

Escrito por Audaces

custos-de-producao-estrategias-produzir-mais-gastando-menos-audaces

12/11/2019

Custos de produção: 4 estratégias para produzir mais gastando menos

Escrito por Audaces

arrazantty-historia-case-otimizou-tempo-aprovacao-colecoes-audaces

11/11/2019

Conheça a história da Arrazantty, que diminuiu 67% o tempo de desenvolvimento de suas coleções utilizando a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces