Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/11/2013

A linguagem da moda como relação local e global

A moda é e sempre será uma expressão da presença do homem na história. E a presença da humanidade na face da terra aponta não apenas para vitórias no plano material: domar os animais, plantar e colher, dominar as águas e os ventos, abrandar o calor do sol; mas também (ou especialmente) para a dimensão simbólica ou representacional de sua trajetória.

A moda, qualquer que seja sua manifestação, nos diz que o homem é um animal que faz da vida uma aventura não somente para se alimentar e reproduzir, mas para dar um sentido a esta aventura. Ainda hoje a moda carrega o estigma de fútil ou supérflua, mas, por ser pouco compreendida em seu real sentido de interação com o corpo e com o mundo que se relaciona com esse corpo.

 

A linguagem da moda comunica o comportamento do indivíduo e sua relação com o mundo/ Fonte: site Vuarnetbh

Vestir uma roupa, por exemplo, transcende o simples vestir-se, o frugal proteger-se das intempéries, para transformar-se num momento de “mostrar-se” ao mundo. Por que este “mostrar-se”? Porque a linguagem da moda (no caso por meio da roupa) comunica uma maneira de estar no mundo, uma tentativa de dizer que não é apenas um organismo.

Neste aspecto (ou em todos os outros), a fala indica os meus limites e as minhas possibilidades, e isso é profundamente conectado com todos os meus desejos e anseios. Uma peça de roupa “fala”, “se expressa”, uma peça de roupa em certo sentido é uma parte de meu corpo. É talvez por esta razão que falamos em “perna de calça”, em “manga de camisa”, nas pessoas que tem “fibras”…

Como é que se pode falar na relação entre global e local, sem cair em contradição? Ouçamos Tolstoi, o escritor russo: “se quiseres ser universal, canta primeiro tua aldeia”. No mundo da moda nada mais global que o particular, nada mais universal do que o singular. Aliás, a contradição (ou a integração) entre a totalidade e a parte é a metáfora das imensas possibilidades do ser humano, seja de sua presença, seja de sua linguagem. Vestir-se é dialogar com o universal e com o particular.

 

 

 

Ao observar é possível identificar claramente a linguagem da moda/ Fonte: site Toda Perfeita

 

Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora da Graduação e Pós-Graduação em Moda no Unipê/J
P
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces