Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

30/07/2015

A importância dos detalhes na criação de moda

Por Francys Saleh
Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Que os pequenos detalhes na criação de moda fazem a diferença não é novidade, concorda? Na verdade, em qualquer estratégia de marketing, um produto converte-se em algo especial e diferente do resto do mercado por meio daqueles detalhes que o tornam único. Na moda acontece a mesma coisa.

Como futuro designer, na hora de compor um produto, você deverá estar sempre atento a todos os detalhes na criação de moda. Uma roupa pode ter uma silhueta admirável e uma ótima linha, mas serão os detalhes que irão defini-la e diferenciá-la do trabalho de outros designers. Em geral são os detalhes que garantem a venda.

Quando os clientes avaliam as roupas de perto, eles veem mais do que simplesmente a forma e o corte. Eles percebem fechos interessantes, pespontos, bolsos incomuns, estilos de colarinhos e cintos. Todos esses elementos devem ser considerados no desenvolvimento do produto, pois permitirão explorar mudanças e incrementos mais sutis em modelos semelhantes da sua coleção.

A história do vestuário nos mostra a importância que tiveram os detalhes na criação de moda ao longo dos tempos. Durante séculos, esses pormenores marcaram os traços distintos de cada período e a diferenciação entre classes e grupos sociais. Cada momento contribuiu com novos elementos que hoje representam uma inesgotável fonte de inspiração para designers em todo o mundo.

Prova disso são os detalhes que serviram como símbolo para muitas grifes, como a gola Chanel que lançou a designer francesa e que Karl Lagerfeld reinventou ano após ano. Outros exemplos são as franjas em caracol patenteadas pelos prestigiados designers espanhóis Victorio & Lucchino, ou o sutiã em forma de cone que complementava o espartilho que Gaultier criou para a Blond Ambition Tour de Madonna e que foi um verdadeiro emblema da moda no início dos anos 1990.

No próximo post serão apresentados mais alguns exemplos de detalhes na criação de moda.

Fonte: 1000 Detalhes de Design de Moda – Natalio Martín Arroyo

Leia mais:
Motivo e coerência criativa no processo de criação de moda
Essência no processo criativo de moda
O processo de criação de moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

07/08/2020

O que é o tecido Helanca?

Escrito por Audaces

tecido tule o que é

04/08/2020

O que é tule? Saiba mais sobre este tipo de tecido

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces