Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

16/12/2015

A importância de conhecer o processo de modelagem para o desenvolvimento de um bom desenho técnico

Por Vania Alves de Barros
Coordenadora de Engenharia de Modelagem

 

Um grande erro dos estudantes de Moda que optam por trabalhar na área de desenvolvimento de coleção como estilistas é que, durante o período da faculdade, não se interessam pelo processo de modelagem industrial e muito menos pela costura industrial. Muitos acham que para ser um bom estilista basta apenas aprender a desenhar.

Mas na hora de desenvolver o desenho técnico para enviar para a modelagem surge o reflexo de não saber modelar. O estilista tem a ideia do modelo, na maioria das vezes boas ideias, mas não consegue transmitir no desenho aquilo que se pretende realmente desenvolver, sendo assim, o desenho técnico acaba saindo sem os acabamentos, acessórios, medidas desejadas dificultando o processo de modelagem.

Desenhar um modelo de roupa é desenhar um produto e cabe ao estilista especificar todos os acabamentos necessários aquele modelo, desde uma simples barra até um acabamento embutido. O que normalmente acontece é que o desenho da frente da peça no desenho técnico não coincide com os acabamentos das costas do modelo ou vive versa, ou ainda, o modelo não sai como se imaginou, pois o modelista não consegue interpretar e nem entender a peça a ser desenvolvida.

Fazer um desenho técnico não é apenas fazer linhas, curvas e retas, ou círculos. É especificar cada detalhe, fazer o desenho; frente, costa, lateral se necessário e ainda fazer zoom dos detalhes mais minuciosos. Além de tudo isso é necessário informar as medidas, acabamentos e alturas desejadas. Analisando a forma com que modelagem vai fazer tal modelo e se o que foi pensado pode ser realizado pelo processo de modelagem. A função especifica do modelista é executar aquilo que se foi pensado, por meio de todas as informações e do desenho técnico desenvolvido na ficha técnica.

Não é função do modelista decidir qual acabamento será feito no modelo a ser desenvolvido, pois isso já deve estar especificado na ficha técnica. Os acabamentos da peça fazem parte do design e devem ser pensados pelo estilista e especificado na ficha técnica para o desenvolvimento da modelagem. Portanto está aí um dos fatores importantes de se saber, entender e compreender o processo de engenharia de modelagem.

Sendo assim é de suma importância saber modelar e costurar, pois, são também essas disciplinas que vão tornar um profissional de estilo um sucesso. E quem tem interesse na área de estilo tem de estar ciente da relevância destas disciplinas para a formação.

 

Saiba mais:

11 pontos que precisam ser colocados em uma ficha técnica de vestuário
Desenho técnico de roupa: qual sua função nas confecções
A construção da figura de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces