Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

08/12/2015

A importância das marcações fundamentais em um molde

                Na modelagem industrial os moldes são entregues para as mãos do profissional que irá realizar o encaixe no tecido, seja o encaixe manual – riscando-se cada molde no tecido manualmente – ou o encaixe automatizado – utilizando-se o software adequado, como o Audaces Vestuário Encaixe, por exemplo. Nesse momento, os moldes devem conter todas as marcações fundamentais para a produção e margem de costura. Quem realiza o encaixe não tem tempo de ficar conferindo se todos os moldes têm piques nos locais necessários, da mesma forma, quem realiza a costura não tem tempo de conferir se a largura das costuras está correta. Por isso, o modelista deve garantir que todas as marcações estejam corretas e completas.

Mas, quais são as marcações fundamentais que o modelista deve garantir que estejam em todos os moldes? Confira a seguir:

  • Fio do Tecido – representado por uma reta que pode ter uma seta indicando se o sentido é duplo ou único (para tecidos que possuem pé);
  • Tamanho do molde – Exemplo: M (para grades do tipo P-M-G) ou 40 (para grades do tipo 38-40-42);
  • Nome do molde – Exemplo:  Frente, Costas, Pala, Bolso, Gola, etc;
  • Referência ou nome do modelo que está em processo de produção;
  • Piques para marcação de encontros, pences, bolsos e botões;
  • Número de vezes que a peça vai ser cortada (exemplo: 1x, 2x, etc.) – necessário quando o encaixe é manual. Não é obrigatório para encaixes realizados em sistema CAD.

Observe nas imagens como ficarão os moldes completos, após serem feitas todas as marcações necessárias: costuras, casas, altura de bolsos, fio do tecido, pence, referência do modelo, tamanho da grade e nome da peça. 

Agora que você entende a importância dessas marcações, vamos ver como configurar essas informações, habilitar a visualização delas e ajustá-las dentro dos moldes.

 

Identificação das marcações fundamentais no Audaces Moldes

Agora que sabemos quais são as marcações fundamentais que o modelista deve garantir que estejam em todos os moldes e porque elas são necessárias, vamos aprender a exibir essas informações no sistema CAD.

Clique com o botão direito do mouse sobre um dos moldes e selecione a opção Propriedades, depois clique na aba Visualização e selecione as opções marcadas na imagem abaixo.

  • Nome – mostra o nome do molde (Frente, Costas, Pala, etc.);
  • Fio – mostra o fio do molde;
  • Pique – mostra os piques marcados no molde;
  • Linhas auxiliares – mostra as linhas auxiliares que foram incluídas no molde;
  • Costura – mostra a margem de costura;
  • Modelo – mostra o nome do modelo;
  • Nome graduação – mostra a grade do modelo e o tamanho da grade daquele molde;
  • Quantidade – mostra a quantidade de vezes que o molde será cortado no tecido.

Após selecionar essas opções, clique no botão Aplicar todos (para que a configuração seja aplicada em todos os moldes do arquivo) e clique em OK. Sugiro que essas opções estejam sempre marcadas nos seus arquivos mesmo que o molde não tenha linhas auxiliares, por exemplo, se você tiver o hábito de deixar a opção sempre marcada, não correrá o risco de esquecê-la em outro arquivo que tenham moldes com linhas auxiliares.

Após clicar em OK, pode ser que essas informações fiquem muito grandes, ou muito pequenas, no seu molde. Configure rapidamente o tamanho do texto utilizando a ferramenta Auto Ajuste de Texto, que fica no cabeçalho do Audaces Vestuário Moldes (o símbolo é a letra “A” com um raio ao lado).

Para alterar o tamanho do texto em todos os moldes, não deixe nenhum molde selecionado ao utilizar o Auto Ajuste de Texto. Mas se você quiser configurar só alguns moldes, selecione aqueles que desejam mantendo a tecla SHIFT do teclado selecionada. O tamanho máximo pode ser 2 cm, que é um bom tamanho. Se a modelagem for infantil, utilize o tamanho de 1cm ou 1,5cm, para que o texto se adeque bem ao tamanho do molde.

 

No vídeo abaixo, veja mais dicas de como colocar as marcações fundamentais (modelo, grade, piques) no Audaces Moldes.

https://youtu.be/kOE7xGxvfSs

E aí, conseguiram entender qual importância da identificação de moldes? Se ficou alguma dúvida, basta escrever nos comentários. Até mais!

Saiba Mais:

E-book grátis mostra como otimizar encaixe e risco na confecção
Videoaula: Apresentação da interface do Audaces Moldes
Tabela de medidas e seus dramas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces