Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/10/2014

A forma pensada pelo design

Por Andrea Zatta
Consultora e Coordenadora da Pós-Graduação de Moda e Gestão do Senai Londrina

No desenvolvimento de um novo produto são considerados principalmente alguns fatores como a estética da peça, as cores, os tecidos, conforto e qual o público-alvo. Um dos fatores mais importantes, que muitas vezes não é considerado, é o percurso do usuário, ou seja, o trajeto do uso do produto desde o início até o descarte. Isso está na forma pensada pelo design.

Por exemplo: quando é realizado o desenvolvimento do produto de peças esportivas que necessitam de utilidade e desempenho naturalmente é feito uma reflexão sobre o percurso do usuário, pois neste caso a roupa tem um papel fundamental no desempenho do atleta. Não podemos imaginar um jogador de vôlei com uma camiseta com mangas, ou um tenista sem bolso no shorts. Aí é que entre a forma pensada pelo design.

Por que esse raciocínio não é estendido para os segmentos de moda adulto e infantil? Imaginem uma mãe cuidando do seu filho: por que não prever soluções que facilitem o seu dia-a-dia?

A forma pensada pelo design, em sua essência, é isso. Projetar para minimizar os gastos, melhorar os processos e criar utilidade, e não somente a forma pela forma. Existem vários exercícios de design que podem ser utilizados para contribuir com esse processo. Vale a pena conferir! Segue uma dica: acesse este site: http://www.servicedesigntools.org/tools/8

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces