Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/07/2015

A diferença entre os cursos técnicos e os cursos livres de moda

Por Carol Beltran
Coordenadora de produção e docente de moda visual merchandising

Quando pensamos em entrar no mundo da moda a primeira coisa que nos vêm em mente é: vou fazer um curso! Nessa hora, bate a dúvida: o que cursar já que temos os cursos técnicos e os cursos livres de moda. Existem muitas escolas que oferecem as duas modalidades e, às vezes, não fica claro o papel de cada um, mas qual a diferença entre os cursos técnicos e os cursos livres de moda?

Os cursos técnicos são regulamentados pelo MEC – Ministério da Educação e precisam cumprir uma determinada carga horária. Eles devem estar dentro de um eixo temático, e as instituições que desejarem oferecer cursos técnicos precisam solicitar autorização junto ao Ministério da Educação. Normalmente têm a duração de um ano e meio e são mais abrangentes, direcionados para quem não possui noção nenhuma da profissão.

Já os cursos livres (podem ser chamados também de profissionalizantes) não têm uma regulamentação específica. Entende-se por curso livre aqueles que são ministrados em pequena carga horária, com duração máxima de seis meses e que têm por objetivo tratar de um assunto muito específico.


Foto: Backstage at Pierre Balmain, 1954.
Fonte: http://theyroaredvintage.tumblr.com/

Para quem possui interesse em um curso livre na área de moda, um dos mais procurados é o de Produção de Moda, no qual o profissional aprende como fazer a produção das roupas e dos acessórios para a realização de imagens, visando vender um estilo e, indiretamente, um produto.

O produtor de moda dá continuidade ao trabalho do estilista (que desenha as peças), encarregando-se de viabilizar os meios para que a roupa possa despertar o desejo de consumo. Para quem tiver interesse, o IBDI está com vagas abertas para o curso livre na unidade de São Paulo, onde ministrarei as aulas.

Leia mais:
Produção de moda: aprendendo com os erros
Produção de moda em série média e suas características
Cursos de moda a distância

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces