Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

ferramentas-de-gestao-produtividade-confeccao-de-moda-audaces

18/05/2018

8 ferramentas de gestão para sua Confecção de Moda

Fazer mais em menos tempo, com menor investimento de capital e com resultado melhor. Essa é a frase que resume o objetivo geral de qualquer negócio. Em plena era de transformação digital, saber usufruir da tecnologia na rotina empresarial tornou-se indispensável para todos os negócios que querem destaque no mercado.

No caso das confecções, esses desafios não são diferentes. Estar por dentro das últimas tendências da moda e contar com profissionais experientes passaram a ser o básico e não são mais o suficiente para obter destaque em meio a tanta competitividade. Para vencer, é preciso também adaptar-se ao novo e saber no quê investir e quando.

Ferramentas de gestão e tecnologias que podem ajudar a sua empresa

Para auxiliar as empresas a tornarem-se mais competitivas, foram surgindo no mercado companhias centradas em oferecer aplicativos e softwares que aumentam a produtividade em diversas tarefas rotineiras: organizar tarefas, gerenciar processos, estreitar a comunicação com clientes e otimizar questões internas das confecções de moda.

Para a sua empresa ter ainda mais sucesso, fizemos uma lista com 8 ferramentas de gestão que vão facilitar o dia a dia da sua confecção de moda.

1. Gerenciador de projetos

A sua empresa está com muitos lançamentos no horizonte, precisa organizar eventos especiais e controlar melhor as responsabilidades e prazos das suas equipes? O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que permite a visualização geral sobre todas as tarefas em andamento.

Com o Trello, você pode criar cartões específicos para cada projeto ou atividade, inserir os profissionais responsáveis por cada um, estabelecer datas para entrega, criar checklists e fazer marcações com etiquetas de cores diferentes para conseguir a melhor organização por áreas ou por tipos de tarefas.

2. Armazenamento em nuvem

Chega dessa história de guardar os seus arquivos em pendrives, HDs externos ou nos computadores da sua empresa. A tecnologia de cloud, ou em nuvem, facilita muito a rotina dos profissionais da moda.

Plataformas como o Google Drive oferecem inúmeras opções para armazenar, controlar e editar documentos, planilhas e apresentações. Tudo fica guardado em um único lugar, otimizando processos e eliminando a necessidade de deslocar-se até o escritório para acessar algum arquivo. E outra vantagem: para ter acesso a esse serviço basta criar uma conta no Google e ter acesso à internet, já que o Google Drive é gratuito.

Quando o seu material digital está na nuvem, assim como as suas ferramentas de gestão, você e todos aqueles que possuem permissão podem acessar esses conteúdos a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo. Para isso, basta que você e as suas equipes conectem-se à internet. Fácil, rápido e seguro!

3. Organização pessoal

Uma agenda organizada é uma parte importante da rotina. Para ajudar você e a sua empresa a fazer uma gestão completa e eficiente do tempo e das agendas, o Evernote é um aplicativo de notas altamente recomendado, porque é um dos mais completos que existem. Nele, você pode organizar as suas tarefas da forma que julgar mais apropriada, com a criação de anotações em texto, inserção de imagens, links, áudios e listas.

Com o Evernote, os profissionais de moda podem, por exemplo, fotografar diversas peças da loja e criar anotações sobre elas. Há também funcionalidades para desenhos e esboços. Isso traz versatilidade e controle na palma da mão em uma das ferramentas de gestão mais diversificadas para o dia a dia de quem trabalha com moda.

4. Controle financeiro

Ter uma visão geral sobre o dinheiro investido e o dinheiro recebido é uma das maneiras mais eficazes de controlar a lucratividade e programar-se para o futuro. Assim, saber gerenciar bem as finanças e investir no que realmente fará diferença para o crescimento da sua confecção é essencial.

Entre as boas opções de mercado para a sua empresa fazer esse controle de custos, investimentos, faturamento e lucro está o Guia Bolso, um aplicativo de gerenciamento financeiro que, quando sincronizado com a conta bancária da empresa, elabora gráficos que ajudam o usuário a visualizar melhor o quanto está sendo gasto em cada setor.

Essa ferramenta de gestão também prevê as obrigações para os próximos meses e faz o controle gratuito de orçamentos e investimentos.

5. Estratégia de crédito

Entre as decisões empresariais importantes para qualquer confecção estão a definição do preço de cada produto e, no caso de empresas que operam com pontos de venda próprios ou que atendem o varejo B2B (para marcas próprias e magazines), a estratégia de crédito envolvendo as suas mercadorias. Entre as ferramentas de gestão que focam esse aspecto do negócio está uma criada pelo Serasa Experian, que trabalha na automação, na padronização, na busca de agilidade e de mobilidade no processo de tomada de decisão de uma venda.

Essa ferramenta é a Decisor, que define a melhor estratégia de crédito para cada venda, consultando em tempo real o CPF ou o CNPJ do comprador e dizendo, com base em cada caso, se é melhor efetivar aquela venda parceladamente ou vendendo à vista.

A solução também revela os motivos pelos quais ela apontou para esta ou para aquela forma de pagamento, com relatório completo listando as razões que embasaram a recomendação. A Decisor não tem custo de implantação e está disponível nas versões mobile e desktop.

6. Precificação

Estabelecer o melhor preço para cada produto em diferentes ambientes de negócios, como loja física e e-commerce, pode fazer toda a diferença para a lucratividade da sua confecção. Hoje, os clientes têm diversas opções de produtos e de preços com alguns toques de busca no celular, então fica fácil para eles pensarem no custo-benefício de cada escolha que farão de compra.

Entre as ferramentas de gestão de preços disponíveis no mercado, vale dar uma conferida na Precifica, uma plataforma de precificação inteligente que fornece insights em tempo real a varejistas e indústrias do Brasil.

Utilizando essa ferramenta, é possível entender como os concorrentes estão gerindo os seus mixes de produtos, descobrir quais deles estão disponíveis no mercado e otimizar a oferta do seu sortimento, com relatórios dos produtos vendidos, integração com outras ferramentas e envio de alertas por e-mail.

7. Relacionamento com o cliente

O cliente está no centro de todas as ações de marketing e de vendas, independentemente do ramo de atuação da organização. Cada vez mais exigentes, os consumidores estão mais antenados, buscam seus direitos com afinco e não aceitam mais tratamentos genéricos, como se todos fossem iguais.

O público quer vivenciar uma experiência. Nessas horas, o melhor a fazer-se é oferecer atendimento personalizado, tratando cada pessoa de maneira única e especial. Para conseguir fazer isso, o primeiro passo é saber identificar os perfis dos seus consumidores. Essa é uma peça-chave para qualquer campanha que deseja ser vitoriosa em meio a um mercado tão competitivo.

Uma das ferramentas de gestão que auxiliam a indústria da moda a fazer essa classificação é a GPS Radar. Com ela, você pode filtrar e gerenciar as suas publicações, ficar por dentro dos lançamentos dos concorrentes e das últimas atualizações do mercado, além de conectar-se com formadores de opinião da mesma área de atuação da sua empresa.

8. Pesquisas online

Diversas novidades surgem todos os dias no mercado, e às vezes fica complicado saber o que os clientes estão preferindo. Entre as ferramentas de gestão que podem ajudar a sua confecção com essa filtragem está a Survey Monkey.

Dedicado a pesquisas na web, o aplicativo permite que você elabore perguntas relacionadas ao seu negócio e envie-as automaticamente para o seu público-alvo por e-mail ou pelas redes sociais. Entre os diferenciais dessa ferramenta, ela disponibiliza os resultados em tempo real e oferece uma análise dos dados obtidos, com insights que auxiliam na interpretação dessas informações.

Se o segmento de varejo de moda é um dos mais sensíveis às oscilações da economia, segundo o Sebrae, é imprescindível que as empresas estejam sempre atentas ao cenário de consumo para que elas consigam desenvolver as melhores estratégias de venda e tomar decisões assertivas para o crescimento do negócio.

Utilizar ferramentas de gestão para otimizar a produtividade e aumentar a rentabilidade é uma das maneiras mais inteligentes de caminhar lado a lado com a tecnologia e, além disso, surpreender os consumidores e a concorrência.

 

2 respostas para “8 ferramentas de gestão para sua Confecção de Moda”

  1. Ana Iracema trevisol disse:

    Gostei muito rfo assunto é gostaria de ler mais sobre o mesmo

    • Audaces disse:

      Olá, Ana!

      Ficamos muito felizes com seu feedback.
      Para ler mais sobre esse e outras assuntos do mundo da Moda, não deixe de nos seguir nas redes sociais e também aqui em nosso blog.
      Agradecemos o contato. Grande abraço! 😉

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

superproducao-automacao-ajuda-ampliar-lucros-eliminar-superproducao-audaces

11/12/2018

Veja como a automação ajuda a ampliar os seus lucros e a eliminar a superprodução

Escrito por Audaces

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces

realidade-aumentada-marcas-criam-moda-audaces

06/12/2018

Conheça marcas que criam moda com realidade aumentada

Escrito por Audaces