Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

22/06/2018

7 dicas para a sua confecção vender mais

O mundo da moda é dinâmico e os profissionais que atuam nesse segmento precisa estar sempre atento às novidades para continuar competitivo. As transformações pelas quais o setor tem passado nos últimos anos são impulsionadas por um novo perfil de consumidor, que está mais consciente sobre as suas escolhas. Esse consumidor não pensa apenas no preço quando vai adquirir uma peça de vestuário. A qualidade do produto, a forma como este é produzido e a experiência de compra também são levadas em conta na hora da decisão.

Que tal ouvir esse post em vez de ler? Basta clicar no player abaixo!

Você já parou para pensar em como fazer sua confecção vender mais diante desse novo cenário? Oferecer uma boa experiência de compra, investir em marketing e estabelecer nichos de mercado são algumas estratégias para agregar valor à sua marca e aumentar a margem de lucro da sua empresa. Conheça algumas dicas para trilhar o caminho do sucesso tão desejado.

Conheça algumas estratégias eficazes para a sua confecção vender mais

1) Conheça bem o seu cliente

Para montar coleções atrativas e promover ofertas que tenham boa aceitação é indispensável conhecer o seu público. Que tipo de peça chama mais atenção? Quais são as suas cores favoritas? Que tecidos têm mais saída?

Faça pesquisas de opinião para saber o que o seu cliente realmente procura. Se sua confecção vende diretamente ao consumidor final, uma simples conversa já garante bons resultados. Procure entender não apenas suas preferências com relação aos produtos, mas também quais são seus hobbies e se os seus clientes utilizam redes sociais. No momento da compra, registre dados como estampas escolhidas, tamanhos etc. Essas informações são preciosas para definir o perfil do seu cliente e para fazer a sua confecção vender mais.

2) Ofereça uma boa experiência de compra

O objetivo dessa estratégia é que os seus clientes tornem-se fiéis à sua marca não apenas pelo preço, mas porque você oferece mais que os seus concorrentes em outros aspectos. Comunicar para os seus clientes como cada peça é feita, qual o material utilizado e, se for o caso, por que ele tem um valor mais alto que outros produtos, pode ser um diferencial importante para a sua confecção – lembrando que essa é uma tendência cada vez mais forte no mundo da moda.

Nesse sentido, para a sua confecção vender mais, pode ser interessante avaliar a Moda com Propósito, tendência que busca deixar claro os valores da empresa que o produziu. O bom atendimento também é primordial para quem busca esse estilo de produção e comercialização de produtos. O consumidor quer sentir que a marca que ele escolheu interessa-se por interesses similares ao dele ele e que está empenhada em atender às suas necessidades.

3) Identifique nichos

Estabelecer um nicho de mercado é uma forma de diferenciar-se da concorrência, agregar valor à sua produção e fazer a sua confecção vender mais. Essa é uma ótima alternativa, especialmente, para as empresas menores, que não têm uma fatia representativa do mercado. Com estratégias voltadas a setores específicos, marcas pequenas podem alcançar lucros expressivos.

As empresas de nicho conseguem identificar com mais facilidade o perfil do seu consumidor, atendem mercados ainda pouco explorados e podem praticar preços mais altos. A moda plus size é um exemplo.

Vale a pena buscar nichos que tenham a ver com a proposta da sua marca e, com isso, encontrar o melhor caminho para a sua confecção vender mais e atender com precisão o que o consumidor deseja.

4) Fique atento às tendências

Quem atua em confecção de moda deve estar atento não apenas às tendências de estilos, mas também às mudanças da sociedade. Você já ouviu falar, por exemplo, em moda agênero? Sabe o que o conceito significa?

Basicamente, esse movimento prega que cada pessoa pode vestir-se com o que bem entender, sem ter que encaixar as suas escolhas em formatos predefinidos, como feminino ou masculino. Algumas marcas, como a Zara e a C&A, têm utilizado bastante essa ideia nas suas coleções.

A grife espanhola, por exemplo, lançou peças em tons neutros, modelagem larga e tecidos que variam do algodão ao denim. Já a C&A apostou na linha “Tudo Lindo & Misturado”, com opções de peças em jeans, camisas sociais e jaquetas largas.

5) Invista em marketing

Para a sua confecção vender mais, não basta oferecer o melhor preço e um produto de qualidade. É preciso divulgar a marca e os itens que a sua confecção está fabricando. O marketing exerce um papel fundamental nesse sentido, além de oferecer ferramentas para ajudar a sua empresa a descobrir de forma ainda mais precisa o perfil do seu cliente.

A presença digital da sua confecção, por tudo isso, é uma questão importante. Mantenha e atualize com frequência as suas páginas nas redes sociais. Esse tipo de mídia é a ideal para divulgar coleções, monitorar o comportamento dos consumidores e antecipar tendências. Outra vantagem é a possibilidade de fazer anúncios segmentados, atingindo diretamente os interessados nos seus produtos.

6) Faça promoções

Você sabia que 44% dos clientes que compram um produto pela primeira vez por causa de uma promoção tornam-se fiéis à marca? A estimativa, divulgada pelo Sebrae, mostra como essa é uma prática importante para todos os setores, em especial para o de confecções.

Mas tome cuidado para que a redução de preços não impacte negativamente nos resultados do seu negócio. As ofertas precisam ter um propósito, metas claras e uma comunicação eficiente.

Avalie seu estoque e faça promoções de artigos que sua empresa tenha em grande quantidade e, por isso, potencial de “encalhar”. Outra dica é aproveitar os momentos de trocas de presentes, após o Natal, por exemplo, quando os consumidores estão mais dispostos a comprar. Procure oportunidades para a sua confecção vender mais e, de quebra, satisfazer o consumidor que não perde uma boa promoção. Esse tipo de avaliação deve ser constante.

7) Valorize os clientes fiéis

Atrair novos compradores é um desafio cada vez maior, especialmente com a moda globalizada e com tantas marcas disputando os consumidores conectados e bem informados. Por isso, os clientes que indicam outros clientes ou que compram com frequência peças das suas coleções devem ser valorizados. Ofereça descontos e brindes especiais para esses consumidores.

Uma boa maneira de divulgar essas ações é por meio de um e-mail marketing, deixando claro que aquela promoção é exclusiva para os clientes habituais. Procure enviar mensagens em datas comemorativas, como o aniversário desses clientes, e aproveite para divulgar promoções exclusivas para o dia.

Quer mais dicas para fazer a sua confecção vender mais? Continue acompanhando nosso blog e acesse nossos materiais educativos.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

tecidos-com-elastano-como-trabalhar-etapas-enfesto-corte-audaces

15/11/2018

Tecidos com elastano: como trabalhar com esse tecido nas etapas de enfesto e corte

Escrito por Audaces

criar-a-moda-tecnologias-industria-4.0-mudando-forma-audaces

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão mudando a forma de criar a moda no mundo

Escrito por Audaces

13/11/2018

O desenvolvimento de produtos de moda com a metodologia Audaces 360 é muito mais rápido!

Escrito por Audaces